Economia

Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira

Por Portal NC

03/02/2023 às 10:17:22 - Atualizado há
Na véspera, o principal índice da bolsa de valores brasileira caiu 1,72%, a 110.140 pontos. Mercado acompanha a Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta sexta-feira (03).

Às 10h05, o índice subia 0,11%, aos 110.260 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o índice recuou 1,72%, a 110.140 pontos, pressionado pela baixa das ações da Vale e da Petrobras. Com o resultado, passou a acumular uma perda de 1,95% na semana e de 2,91% no mês. No ano, no entanto, ainda tem ganhos de 0,36%.

O que está mexendo com os mercados?

Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da produção industrial do país em dezembro. No último mês do ano, a variação foi nula. Com o resultado, a indústria nacional encerrou o ano de 2022 com queda de 0,7%.

Investidores também repercutem as falas do presidente Lula em relação ao Banco Central do Brasil (BC). Em entrevista, o chefe do executivo disse que vai esperar o fim do mandato de Roberto Campos Neto, presidente do BC, para avaliar a independência da instituição.

A bolsa vinha de uma sequência de desvalorizações por conta da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que na quarta-feira (1°) elevou a meta de taxa de juros em 0,25 ponto percentual, uma desaceleração em relação a aumentos anteriores de 0,50 e até 0,75 ponto.

Além disso, também na quarta o BC decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano e ressaltou que a incerteza fiscal e a deterioração nas expectativas de inflação do mercado elevam o custo para que a autoridade monetária atinja suas metas, sugerindo taxas altas por mais tempo.

Taxas de juros mais altas favorecem títulos da renda fixa em detrimento do mercado de ações.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC