Asilo de Tupã tem 12 idosos internados com Covid-19

Ao todo, 24 pessoas, entre moradores e funcionários da Casa Emanuel, foram diagnosticados com a doença. Prefeitura fez testagem em massa e iniciou transferência dos internos para outra unidade.

13/07/2020 - 11:48 hs

A prefeitura de Tupã (SP) divulgou na noite de domingo (12) o resultado da testagem de coronavírus na Casa Emanuel, instituição de acolhimento de idosos na cidade. Ao todo, 24 pessoas, entre moradores e funcionários, foram diagnosticados com a doença, e 12 estão internadas.

Alguns moradores já tinham sido internados com coronavírus na semana passada e a prefeitura iniciou um processo de transferência deles para outro prédio neste domingo.

Segundo a prefeitura, foram realizados 75 exames, sendo 29 funcionários e 46 idosos. Entre os funcionários houve 20 resultados negativos e nove positivos para Covid-19. Enquanto, entre os internos, foram 31 negativos e 15 positivos.
Prefeitura realizou testagem em massa na Casa Emanuel em Tupã — Foto: Prefeitura de Tupã/Divulgação
A prefeitura informou ainda que, dos positivos, 12 idosos estão hospitalizados na Santa Casa da cidade, sendo nove em enfermaria e três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A transferência dos internos para a antiga Clínica de Repouso Dom Bosco foi feita neste domingo, e os protocolos sanitários do Ministério da Saúde indicam que os espaços que passam por desinfecção sejam ocupados somente após um período de 24 a 48 horas.

Após a transferência, a prefeitura trabalha para realizar a lavagem e sanitização completa do prédio da entidade onde os idosos estavam acolhidos.

Tupã tem 157 casos positivos de Covid-19 na cidade após a testagem do abrigo. O município também já confirmou duas mortes pela doença.