Economia

Ibovespa abre estável nesta quinta-feira

Por Portal NC

09/02/2023 às 10:18:23 - Atualizado há
Na véspera, o principal índice do mercado de ações brasileiro encerrou em alta de 1,97%, a 109.951 pontos. Ibovespa opera em alta nesta terça-feira.

Pixabay

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu estável nesta quinta-feira (8).

Às 10h05, o Ibovespa caía 0,04%, a 109.903 pontos. Veja mais cotações.

Na véspera, o índice avançou 1,97%, a 109.951 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta de 1,32% na semana e de 0,20% no ano. No mês, no entanto, ainda acumula queda de 3,07%.

Lula eleva ataques a Campos Neto enquanto governo e BC acenam com trégua

O que está mexendo com os mercados?

Após mais uma rodada de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central, os investidores esperam um alívio da pressão com a viagem do petista aos Estados Unidos.

O presidente iniciou a semana fazendo novas críticas ao patamar de juros do Brasil, que é ajustado pelo BC. Na segunda, disse que o país tem uma "cultura" de juros altos. Na terça, o país não cresce por conta da Selic na casa dos 13,75% ao ano.

Ministros e técnicos do governo disseram ao g1 que as duras críticas do petista ao Banco Central e à autonomia da instituição estão acima do tom e atrapalham o trabalho da equipe econômica. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veio a público colocar panos quentes e dizer que a ata do Copom trouxe recado mais "amigável".

Por fim, para os parlamentares, não há "ambiente" para mudar as regras de autonomia do BC, algo que Lula havia sugerido na semana passada. A independência do BC foi estabelecida, por meio de lei, em 2021, e estabelece o mandato de quatro anos para o presidente do BC e tem como objetivo blindar o órgão de pressões político-partidárias.

Lula embarca nesta quinta-feira (9) para os Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião será na sexta (10) na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos Estados Unidos. A previsão é que o encontro ocorra durante a tarde.

Os EUA são o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro — ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai. Lula também tem a previsão de viajar nos próximos meses para China e Portugal.

Entre os indicadores, destaque para o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. A média de preços variou 0,53% em janeiro.

Trata-se do quarto mês seguido de alta, segundo o IBGE. No entanto, em relação a dezembro (0,62%), houve desaceleração. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,77%, que também desacelerou em relação à alta de 5,79% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Foram divulgadas também as vendas do comércio, que tiveram uma forte queda de 2,6% em dezembro frente a novembro. Apesar da baixa registrada no último mês do ano, o comércio fechou 2022 com uma alta de 1,0%. Já em relação a dezembro de 2021, o avanço foi menos expressivo, de 0,4%.

LEIA TAMBÉM:

AMERICANAS: Veja a cronologia dos fatos

JUROS: Entenda por que a taxa não cai no Brasil

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC