Economia

Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça de São Paulo

Por Portal NC

09/02/2023 às 20:20:25 - Atualizado há
Decisão ocorre mais de quatro anos após pedido de recuperação judicial. Livraria Cultura

Reprodução

A Livraria Cultura, uma das redes mais tradicionais do país, teve falência decretada pela Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (9). A decisão ocorre mais de quatro anos após a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível aceitar o pedido de recuperação judicial da companhia.

Na época, a livraria já alegava estar em crise econômico-financeira. O pedido de recuperação havia informado dívidas de R$ 285,4 milhões – a maior parte com fornecedores e bancos.

Na decisão desta quinta, o juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho citou o "descumprimento do plano de recuperação judicial" ao justificar a falência.

De acordo com Barros Monteiro Filho, o novo plano de recuperação judicial, firmado em 2021, também não foi cumprido pela empresa.

"O comportamento das Recuperandas nestes autos tem demonstrado muito o contrário: em verdade, em diversos momentos, beira o descaso para com o procedimento recuperacional e para com o Juízo, que deu diversas oportunidades para suas manifestações, mas sem a vinda de conteúdo materialmente útil à comprovação do cumprimento do plano", diz trecho da decisão.

O magistrado listou uma série de pendências, como ausência de quitação das dívidas trabalhistas que deveriam ter sido integralmente quitadas até junho de 2021. Ele citou ainda a falta de envio de documentos e o vencimento do período de pagamento a credores.

A Livraria Cultura vinha enfrentando uma forte crise desde meados de 2015, após o encolhimento do mercado editorial.

Esta reportagem está em atualização.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC