Conselho Municipal de Educação de Pompeia delibera à suspensão das aulas presenciais

Pesquisa realizada pelo Conselho Municipal aponta que 75% dos funcionários das escolas fazem parte do grupo de risco.

11/09/2020 - 15:33 hs

O Conselho Municipal de Educação de Pompeia a pedido da Secretaria Municipal de Educação, em reunião extraordinária realizada em 11 de agosto, emitiu um documento com orientações sobre as atividades escolares de 2020.   O documento aponta que as atividades remotas devem continuar durante o ano letivo de 2020 para as Unidades Escolares do Município de Pompeia. Sendo assim as atividades presenciais devem permanecer suspensas.

A decisão do conselho é respaldada por resoluções da Secretaria Estadual de Educação, as orientações propostas pelos Conselhos Federal, Estadual e Municipal de Educação e a Lei Federal de nº 14.040/2020 emitidas em virtude da contenção do vírus COVID-19 (SARS-COV-2).

Paralelamente também foram realizadas pesquisas com funcionários e mais da metade dos pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino em 2020. A decisão majoritária dos participantes foi pela suspensão das atividades presenciais até o final do ano letivo vigente.

A pesquisa também apontou que cerca de 70% dos professores da rede municipal de ensino pertencente ao grupo de risco da Covid-19, bem como 75% dos funcionários das escolas, como monitores de turma, cozinheiras e inspetores de aluno. “Portanto, não teríamos um retorno seguro das atividades escolares, tanto para os pais quanto para o corpo docente. Estaríamos expondo muitas pessoas ao risco da contaminação que são dos grupos de risco. A decisão também foi ratificada pelo Comitê de Enfrentamento ”, concluiu Adriano Aparecido Nascimento, assessor técnico da Coordenadoria do Núcleo Pedagógico.