Economia

Pan: fabricante de cigarrinhos, chocolápis e moedas de chocolate pede autofalência à Justiça

Por Portal NC

13/02/2023 às 21:52:29 - Atualizado há
Companhia alegou queda no caixa desde reestruturação de 2017 e piora durante pandemia de Covid. Chocolates Pan

Reprodução/Instagram

A Pan Produtos Nacionais, conhecida por fabricar os "cigarrinhos de chocolate", pediu autofalência à Justiça na sexta-feira (10), além da aprovação da continuidade das atividades em até três meses após a decisão para pagar os débitos com os trabalhadores ativos e os custos pós-recuperação judicial.

A empresa afirmou que o faturamento sofreu queda com a reestruturação de 2017 e que, durante a pandemia de Covid-19, houve uma redução ainda maior. Em setembro de 2020, a Pan apresentou o pedido de recuperação judicial para a negociação das contas, mas não conseguiu cumprir o plano no prazo.

“A pandemia instalada no país provocou a implementação de diversas restrições e o fechamento temporário do comércio, reduzindo o público consumidor dos produtos fabricados pela companhia, diante da mudança significativa do habitual padrão de consumo do mercado, que se voltou para os produtos essenciais da cesta-básica”, escreveu a defesa.

“A redução da economia foi extremamente terrível para o mundo e com a requerente não foi diferente, vez que já havia sofrido um terrível golpe em seu fluxo de caixa, quando da cassação de sua inscrição estadual por quase 30 dias”, completou.

Os débitos tributários deverão ser pagos com parte do maquinário e imóveis avaliados em cerca de R$ 182 milhões. Atualmente, o quadro de funcionários é de 52 pessoas. A companhia também quer a extensão de 90 dias para tentar quitar dívidas com o período de Páscoa e Dia das Mães.

O juiz Marcello do Amaral Perino, nesta segunda-feira (13), deu 48 horas para que o administrador judicial e o Ministério Público se manifestem sobre o pedido.

O administrador Fábio Rodrigues Garcia afirmou nos autos que há necessidade da decretação da falência e foi contra a extensão do prazo suplementar de 90 dias para quitar débitos. O MP ainda não se manifestou.

A Justiça ainda irá analisar o pedido para que, depois da decisão sobre a falência, a empresa continue por três meses.

A empresa

A companhia foi fundada em 12 de dezembro de 1935, quando os primeiros produtos fabricados foram o Cigarrinho de Chocolate e a Bala Paulistinha — inspirada na Revolução Constitucionalista de 1932 —, além de barras de chocolate em formato quadrado.

A Pan foi aberta pelos engenheiros Aldo Aliberti e Oswaldo Falchero, na Rua Maranhão, na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Em 1941, um concurso foi promovido com um álbum com figuras astronáuticas. As pessoas encontravam as figurinhas nas balas paulistinhas para colar nos álbuns. Para quem completasse alguma página ou até o álbum inteiro eram dados diversos prêmios. A promoção durou dois anos.

Os produtos mais vendidos atualmente, segundo a empresa, são o pão de mel, que foi lançado em 1945, granulado para doces, moedas de chocolate ao leite, bombons e bala de goma.

Em outubro de 2016, aos 81 anos, a Pan mudou de donos. O negócio familiar de doces foi adquirido pelo Grupo Brasil Participações.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC