Economia

Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira

Por Portal NC

15/02/2023 às 11:04:23 - Atualizado há
No dia anterior, principal índice do mercado de ações brasileiro caiu 0,91%, a 107.848 pontos. Ibovespa

Freepik

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (15).

Às 10h55, o Ibovespa subia 0,25%. a 107.609 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o índice recuou 0,91%, aos 107.848 pontos.

O que está mexendo com os mercados?

Os ativos brasileiros têm sido abalados pela tensão institucional entre governo e Banco Central nos últimos dias, após críticas do presidente Lula e aliados à atuação da autoridade monetária e ao nível dos juros no país. Depois dos ataques, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, fez um aceno ao petista na terça-feira ao afirmar que é justo o Executivo questionar o patamar elevado dos juros e que é trabalho do Banco Central esclarecer e melhorar a comunicação em meio a esse debate.

Agora, o mercado fica à espera da primeira reunião no novo governo do Conselho Monetário Nacional (CMN), na quinta-feira, em meio à possibilidade de que sejam discutidas mudanças para elevar as metas de inflação.

Perguntado se haverá debate sobre os objetivos de inflação na reunião do CMN, Campos Neto disse na terça-feira que será preciso aguardar para ter essa resposta, ressaltando que a prerrogativa de pautar e definir o tema é do governo.

Especialistas consideram que, se o BC concordar com alterações na meta da inflação - principalmente na primeira reunião do ano -, o ato poderia ser interpretado como fraqueza da instituição diante da pressão do presidente Lula, que vem reclamando do atual patamar da Selic em 13,75% ao ano.

Lula teria avisado à equipe econômica que quer um aumento de 1 ponto percentual na meta de inflação de 2023, atualmente em 3,25%, e a redução da Selic para um patamar próximo de 12% até o fim do ano.

No exterior, dados da terça-feira mostraram que os preços ao consumidor nos Estados Unidos aceleraram em janeiro na comparação com o mês anterior, embora o aumento anual tenha sido o menor desde o final de 2021.

Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de recursos da Nova Futura Gestora, comentou que a inflação ainda pressionada nos EUA "coloca para os investidores a possibilidade bastante razoável de nós termos mais duas altas (de juros) nas próximas reuniões do Fed", o que "de fato muda um pouco a perspectiva que nós tínhamos até a semana passada" e ajuda a explicar a piora nos mercados tanto internacionais quando domésticos.

Juros mais altos nos Estados Unidos elevam a rentabilidade dos títulos públicos do país, que são considerados os mais seguros do mundo. Isso favorece o dólar frente a outras moedas e impacta principalmente países emergentes, como o Brasil.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC