Política "Desrespeitoso e inaceitável"

Patriota expulsa vereador que defendeu que vinícolas não contratassem baianos

Sandro Fantinel culpou as vítimas por situação análoga à escravidão e defendeu utilização de argentinos na lavoura

Por Portal NC

02/03/2023 às 10:35:02 - Atualizado há

O vereador Sandro Fantinel, de Caixas do Sul, na Serra Gaúcha, que defendeu que vinícolas da região não contratem baianos, foi expulso do Patriotas. A decisão do partido vem após forte repercussão das falas do parlamentar, que repercutia o resgate de empregados em situação de escravidão na cidade vizinha de Bento Gonçalves, culpando as vítimas.

Segundo a sigla, o pronunciamento de Fantinel foi "desrespeitoso e inaceitável" e que traz "grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem e ao trabalho".

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel atacou os cidadãos baianos após a operação que resgatou 208 trabalhadores. Por fim, aconselhou produtores da região a não contratar trabalhadores vindos da Bahia e, em vez disso, buscar mão de obra de argentinos. "São limpos", justificou o parlamentar, em sessão na última terça-feira (27).

No entanto, argentinos também foram vítimas nas lavouras do Rio Grande do Sul. Quatro deles foram resgatados em junho do ano passado em condições análogas às de escravo no município de Putinga.

Fonte: O Tempo
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC