Economia

Para concluir o Censo, IBGE fará coleta final de dados na terra indígena Yanomami

Por Portal NC

02/03/2023 às 14:13:23 - Atualizado há
Termo de cooperação interministerial foi assinado nesta quinta-feira para garantir a coleta de dados da população Yanomami. Nas demais regiões do país, coleta já terminou e instituto deu início à etapa de apuração das informações.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará neste mês de março uma coleta final de dados para o Censo Demográfico junto aos moradores da terra Indígena Yanomami.

A operação será iniciada na próxima segunda-feira (6). A previsão é seja concluída entre 20 e 30 dias, mas o prazo exato vai depender das condições climáticas para acesso à região.

Durante a realização do Censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora, resta a metade final, que vive em áreas de acesso complexo.

Força-tarefa

Por isso, o governo decidiu fazer uma força-tarefa para finalizar a obtenção de dados junto ao povo Yanomami.

A força-tarefa vai envolver os ministérios do Planejamento, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Povos Indígenas. Um termo de cooperação foi assinado pelos ministérios nesta quinta-feira (2).

O objetivo é viabilizar os detalhes logísticos da viagem de recenseadores e supervisores do instituto até a Terra Indígena Yanomami. Também haverá técnicos militares e policiais de apoio.

Ao todo, o IBGE estima um contingente de 38 pessoas para garantir a coleta de dados. As equipes usarão, em diferentes turnos, os helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fim da coleta

Oficialmente, a coleta de dados do Censo Demográfico terminou na terça-feira (28) .

A etapa de apuração das informações começou na quarta-feira (1º). O supervisores técnicos do IBGE podem, contudo, determinar retornos ao campo, se necessário.

Ou seja, determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento, para fins de conferência das inforamções ou mesmo para determinar se domicílios encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

A divulgação dos dados do Censo está prevista para o fim de abril.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC