Economia

Ibovespa abre em leve alta nesta sexta-feira

Por Portal NC

03/03/2023 às 10:18:22 - Atualizado há
Na véspera, o principal índice do mercado de ações brasileiro caiu 1,01%, aos 103.326 pontos. Ibovespa

Pexels

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (3).

Às 10h05, o Ibovespa subia 0,15%, aos 103.480 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o Ibovespa teve queda de 1,01%, aos 103.326 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular perdas de 5,84% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

Atenções seguem nas ações da Petrobras. Apesar do resultado positivo, analistas indicam que as incertezas sobre a estratégia da companhia pesam nos papéis da estatal.

Investidores acompanharam com atenção a primeira coletiva de imprensa do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele disse nesta quinta que a empresa pode seguir outros referenciais fora da Paridade de Preços de Importação (PPI) para definir seus preços.

Segundo Prates, a PPI é uma "abstração", e a Petrobras vai "praticar preços competitivos como ela achar melhor". A Paridade de Preços de Importação (PPI) consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil.

LEIA MAIS

Serviços sustentam alta do PIB, com turismo puxando recuperação de atividades arruinadas pela pandemia

Juros elevados já reduziram o PIB do 4º trimestre e complicam 2023, dizem economistas

MÍRIAM LEITÃO: 'O governo Bolsonaro entregou para o governo Lula já desacelerando'

O mercado continua a monitorar um fortalecimento do dólar com as incertezas sobre o rumo da política monetária em países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, onde a atividade econômica continua acelerada.

Com essa aceleração, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) tem mais dificuldade de controlar o avanço da inflação. O remédio para conter a alta dos preços, então, é manter as taxas de juros em patamares elevados. Hoje, os juros americanos estão entre 4,5% e 4,75% ao ano.

Juros mais altos no Brasil aumentam a rentabilidade dos títulos de renda fixa nacionais, o que atrai capital estrangeiro para o país e valoriza o real em detrimento do dólar e moedas de outras divisas. No entanto, a migração para a renda fixa pesa contra o mercado de ações brasileiro.

Na Europa, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da S&P Global mostra que a recuperação da atividade empresarial da zona do euro ganhou ritmo no mês passado, com crescimento acelerado no setor de serviços.

O indicador subiu para um pico em oito meses de 52,0 no mês passado, de 50,3 em janeiro, um pouco abaixo de leitura preliminar de 52,3. Fevereiro marcou seu segundo mês consecutivo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

"Uma expansão retumbante da atividade empresarial em fevereiro ajuda a aliviar as preocupações de uma recessão na zona do euro, por enquanto", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.

"Há sinais claros de que a confiança empresarial se recuperou das mínimas observadas no final do ano passado, impulsionada por menos preocupações com o mercado de energia, bem como sinais de que a inflação atingiu o pico e os riscos de recessão diminuíram."

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC