Economia

China estabelece meta de crescimento de 5% para 2023

Por Portal NC

05/03/2023 às 01:32:27 - Atualizado há
O crescimento do ano passado na segunda maior economia do mundo caiu para 3%, o segundo nível mais fraco desde pelo menos a década de 1970. Presidente da China, Xi Jinping, durante reunião do Partido Comunista Chinês

Ng Han Guan/AP

O Governo da China anunciou na madrugada deste domingo (5) seu novo plano para um renascimento na economia levando em conta as dificuldades dos consumidores.

O primeiro-ministro Li Keqiang, principal autoridade econômica, estabeleceu a meta de crescimento deste ano em “cerca de 5%”, após o fim dos controles antivírus que mantiveram milhões de pessoas em casa e desencadearam protestos.

O crescimento do ano passado na segunda maior economia do mundo caiu para 3%, o segundo nível mais fraco desde pelo menos a década de 1970.

“Devemos dar prioridade à recuperação e expansão do consumo”, disse Li em um discurso sobre os planos do governo perante o Congresso Nacional do Povo cerimonial no Grande Salão do Povo no centro de Pequim.

Premiê chinês, Li Keqiang, discursa durante reunião do Partido Comunista chinês

Ng Han Guan/AP

A reunião completa dos 2.977 membros do NPC é o evento de maior destaque do ano, mas seu trabalho se limita a endossar decisões tomadas pelo Partido Comunista no poder e mostrar iniciativas oficiais.

Este mês, o NPC deve endossar a nomeação de um governo de partidários de Xi, incluindo um novo primeiro-ministro, depois que o presidente de 69 anos expandiu seu status como a figura mais poderosa da China em décadas, concedendo a si mesmo um terceiro mandato de cinco anos.

O relatório de Li pediu o aumento dos gastos do consumidor aumentando a renda familiar, mas não deu detalhes em seu discurso de 53 minutos. Foi menos da metade da extensão dos relatórios de trabalho em alguns anos anteriores.

O primeiro-ministro pediu "aumentar a força e a autoconfiança de nosso país em ciência e tecnologia", uma área na qual os esforços liderados pelo estado de Pequim para criar concorrentes em carros elétricos, energia limpa, telecomunicações e outros campos prejudicaram as relações com Washington e outros.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC