Guaimbê registra tremor de terra de magnitude 3.0

Evento foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP na noite de terça-feira (16). Fenômeno é considerado pequeno e não causa danos, mas comentários dos moradores assustados repercutiram nas redes sociais.

17/03/2021 - 14:38 hs

O Centro de Sismologia da USP registrou um tremor de terra de magnitude 3.0 em Guaimbê, na região de Marília (SP), na noite de terça-feira (16).

Segundo o centro, o fenômeno é considerado pequeno e raramente causa danos, mas assustou a população de Guaimbê. Muitos comentaram nas redes sociais que sentiram a terra tremer e se assustaram.

Uma das internautas disse que ficou muito assustada. “Nós e os vizinhos corremos para rua, sensação assustadora”. Outra afirma que sentiu móveis tremerem. “Estava deitada e senti a cama balançar, até assustei”.

Ainda segundo o cento da USP, Guaimbê e Júlio Mesquita, cidade vizinha, já registraram tremores semelhantes outras três vezes, em 2014 e 2015. A prefeitura de Guaimbê informou que nenhuma ocorrência de dano relacionado ao tremor foi registrada.

Outros casos
No ano passado, Tupã, também na região de Marília, registrou um tremor um pouco menor, de 2,4 a 2,5 de magnitude. O fenômeno também foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB).

Na época, o professor do Observatório Marcelo Peres Rocha, explicou que esses tremores de baixa magnitude são resultados da acomodação de placas tectônicas.

A cidade também registrou um tremor semelhante em 2018, de magnitude 2,8. Na época, um morador da cidade fez um registro ao vivo do fenômeno, que também foi sentido por moradores de Bastos e Herculândia. O Corpo de Bombeiros de Tupã recebeu mais de 100 ligações de pessoas assustadas sem saber o que tinha acontecido.