Economia

Nova regra fiscal vai estabelecer espécie de 'meta' para a diferença entre receitas e despesas do governo

Por Portal NC

29/03/2023 às 21:45:24 - Atualizado há
Outro ponto da proposta é limitar o crescimento das despesas a 70% do crescimento da receita do governo. Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai apresentar a proposta nesta quinta-feira. A nova regra fiscal, a ser enviada pelo governo ao Congresso, vai limitar o crescimento das despesas do governo a 70% do crescimento das receitas. Além disso, vai estabelecer uma espécie de intervalo para a meta do resultado primário das contas públicas (saldo entre o que se arrecada e o que se gasta, sem contar o pagamento de juros da dívida).

Esse intervalo, ou "banda", para o resultado do primário vai funcionar nos moldes do que hoje acontece com a inflação. Existe o centro da meta e as faixas de tolerâncias para mais e para menos.

Se o governo, em um determinado ano, não cumprir o intervalo da meta, no ano seguinte as restrições para despesas serão maiores. O objetivo é evitar o descontrole das contas públicas.

O arcabouço fiscal substituirá o teto de gastos, regra que limita o crescimento de grande parte das despesas da União à inflação. O entendimento do governo é que o teto de gastos não permitiu que o país investisse com deveria nos últimos anos.

O Jornal Nacional teve acesso a pontos da proposta. A regra ainda prevê que:

zerar o déficit primário no ano que vem - ou seja, reverter o saldo negativo das contas públicas.

em 2025, alcançar um superávit , de 0,5% do PIB -- a soma de todas as riquezas produzidas no país no ano

e superávit de 1% do PIB em 2026, último ano do governo Lula

Haddad apresenta a proposta

Mais cedo nesta quarta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conversou sobre a nova regra fiscal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu o aval à proposta.

Depois, Haddad se reuniu com líderes da Câmara para apresentar o texto. Nesta quinta (30) pela manhã, ele vai se encontrar com líderes do Senado.

Está marcada para as 10h30 desta quinta a entrevista coletiva em que Haddad vai apresentar as novas regras fiscais para a sociedade.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC