Economia

Ibovespa opera em queda, com arcabouço fiscal e medidas para crédito no radar

Por Portal NC

20/04/2023 às 10:36:24 - Atualizado há
Na véspera, o principal índice do mercado de ações brasileiro recuou 2,12%, aos 103.913 pontos. Sede da B3

Amanda Perobelli/Reuters

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (19), depois de um forte recuo na véspera, ainda avaliando os desafios do novo arcabouço fiscal e as medidas anunciadas para estímulo de crédito no país. No exterior, aumentam os receios com a inflação e possíveis altas de juros.

Às 10h15, o Ibovespa caía 0,69%, aos 103.324 pontos. Veja mais cotações.

Na véspera, o índice teve queda de 2,12%, aos 103.913 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta de 1,99% no mês. No ano, no entanto, tem perdas de 5,31%.

Governo entrega projeto da nova regra fiscal ao Congresso

O que está mexendo com os mercados?

Ainda pairam dúvidas entre especialistas se o governo terá condições de cumprir as regras estabelecidas pelo novo arcabouço fiscal. O mercado desconfia da capacidade do ministro Fernando Haddad aprovar medidas que elevem a arrecadação, um pressuposto para o cumprimento das metas.

"O principal problema do arcabouço, a meu ver, não é seu desenho, que nem acho muito ruim. É compatibilizá-lo com compromissos do governo, que em qualquer política pública anunciada promete expansão de gastos", escreveu o economista-chefe da Quantitas, Ivo Chermont.

"Se você está cético quanto a capacidade de execução, logo, precisa ter confiança na punição ao descumprimento. (...) Não existe punição e até mesmo alguns mecanismos de controle orçamentário (como os contingenciamentos) estão sendo colocados na sala de espera", prossegue.

O Ministério da Fazenda anunciou nesta quinta um conjunto com 13 medidas que pretendem estimular o mercado de crédito e impulsionar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) em estados e municípios.

Ao final, a equipe econômica espera que o conjunto de medidas, se de fato implementado, amplie o mercado de crédito como um todo, reduzindo custos e taxas de juros, além de estimular investimentos em infraestrutura.

No exterior, atenções estão em discursos de agentes do Federal Reserve (Fed) e divulgações de indicadores nos Estados Unidos, como vendas de residências usadas e de pedidos de auxílio-desemprego.

Os dirigentes têm expressado preocupação com os núcleos da inflação americana, reforçando que o Fed deve aumentar os juros americanos na próxima reunião, no início de maio, e manter o patamar elevado por mais tempo, perseguindo a meta de 2%.

Além disso, resultados corporativos estão no radar para medir a temperatura da economia americana. "Ontem, o resultado do Morgan Stanley fechou o setor de grandes bancos americanos com resultados que bateram estimativas, mas mostrou uma forte contração nos lucros de 19%, impactados por menor atividade no mercado de capitais que afetou o segmento de investment banking", diz relatório da XP.

Na Europa, também continuam as reavaliações de agentes econômicos sobre o rumo dos juros. Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, disse na quarta-feira que o núcleo da inflação na zona do euro é "persistente" e que todos os preços, exceto energia, estão mostrando "alto ímpeto".

"Com a agitação no setor bancário diminuindo e a inflação ainda alta, por exemplo no Reino Unido, vemos a política monetária sendo reavaliada novamente", disse Joost van Leenders, estrategista sênior de investimentos da Van Lanschot Kempen, à agência Reuters.

"Você tem uma inflação persistente e uma expectativa maior para a política monetária, mas também um crescimento menor. E esse é um quadro negativo para as ações e para os lucros."

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC