Economia

Haddad pede a senadores apoio a projeto para estimular crédito e faz alerta sobre 'jabutis'

Por Portal NC

25/04/2023 às 15:35:27 - Atualizado há
Ministro da Fazenda se reuniu com presidentes de comissões do Senado nesta terça-feira (25). Governo detalha pacote de medidas para destravar crédito e impulsionar investimentos

Em reunião com senadores nesta terça-feira (25), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu apoio das comissões do Senado ao pacote de medidas para estimular o mercado de crédito no país.

A informação é dos senadores Humberto Costa e Jaques Wagner (PT-BA), que participaram do encontro. Além deles, estiveram presentes outros cinco parlamentares, todos presidentes de comissões do Senado. A reunião foi solicitada pela Fazenda.

O pacote de medidas para estimular o mercado de crédito foi apresentado na semana passada pelo Ministério da Fazenda. Ele inclui três projetos de lei já em tramitação no Congresso Nacional, que passaram a receber o apoio formal do governo, e seis propostas que ainda serão enviadas ao Congresso.

"Falou-se muito sobre essa questão das propostas que buscam incentivar o crédito", disse Costa. "[A Fazenda] vai mandar depois as propostas propriamente ditas [os seis projetos que faltam]", completou.

LEIA TAMBÉM:

Equipe econômica detalha pacote de medidas para destravar crédito e impulsionar investimentos

Haddad participou do início da reunião e depois teve que sair, pois embarcou para Foz do Iguaçu, onde participará de reunião do conselho de Itaipu, do qual ele faz parte.

A reunião na Fazenda continuou, conduzida pelo secretário de reformas econômicas, Marcos Barbosa Pinto, mentor do pacote de crédito.

'Jabutis'

Após o fim do encontro, o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, comentou que Haddad demonstrou preocupação com medidas aprovadas no Congresso que acabam resultando em perda de arrecadação pela União.

O ministro alertou que, normalmente, essas aprovações ocorrem por meio de "emendas jabutis", ou seja, emendas estranhas ao assunto principal do projeto.

Haddad citou aos senadores, segundo o relato de Wagner, que foi por meio de uma emenda jabuti que a União deixou de arrecadar cerca de R$ 90 bilhões por ano. Isso porque uma emenda permitiu que as empresas abatessem incentivos fiscais concedidos por estados, via ICMS, da base de cálculo de impostos federais.

Reduzir as renúncias fiscais é uma das prioridades do ministério da Fazenda para aumentar a arrecadação e conseguir zerar o déficit das contas do governo em 2024 e passar a ter superávits a partir de 2025. Nesta terça-feira, a Receita confirmou que estudos estão em elaboração sobre o tema.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC