Economia

Secretário de Petróleo do governo é eleito presidente do conselho da Petrobras

Por Portal NC

27/04/2023 às 17:51:25 - Atualizado há
Assembleia de acionistas da empresa também elegeu outros sete membros para o colegiado nesta quinta-feira (27). A assembleia de acionistas da Petrobras elegeu nesta quinta-feira (27) Pietro Mendes como novo presidente do Conselho de Administração da empresa, além de eleger outros sete membros do colegiado.

Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do governo federal, foi eleito apesar de um potencial conflito de interesse apontado quando seu nome foi avaliado em órgãos da Petrobras, por ele ser integrante do Ministério de Minas e Energia.

Efrain Mendes e Sergio Rezende, outros dois indicados pela União que foram eleitos, também tinham sido considerados inapropriados para compor o colegiado da empresa, pelo atual conselho e por comitê interno da empresa.

Pietro Mendes, em Comissão Mista no Senado, em 2018.

Geraldo Magela/Agência Senado

Durante a reunião de acionistas virtual, o presidente da mesa da assembleia, o ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Francisco Costa e Silva, pontuou que "cabe o acionista responsável pelas indicações o acolhimento ou não" das avaliações feitas pelo conselho e pelo comitê.

"A assembleia é soberana para decidir se serão eleitas ou não essas pessoas", disse o presidente da mesa, que ponderou em certo momento ainda que isso não afasta a responsabilidade dos acionistas sobre suas decisões, e que os votos devem ocorrer em função do interesse da companhia.

Também foram eleitos nesta quinta-feira os indicados pela União Jean Paul Prates, Vitor Saback e Bruno Moretti.

Os minoritários, por sua vez, reelegeram os representantes José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC