Vigilância Sanitária realiza força-tarefa para eliminar focos de pernilongos em Pompeia

14/09/2021 - 18:07 hs

Mais uma ação, em caráter emergencial para eliminar focos de pernilongos, vem sendo realizada nas últimas semanas pelo Departamento de Higiene e Saúde, através da Vigilância Sanitária. A força-tarefa reúne Agentes Sanitários aplicando larvicida biológico granulado em pontos estratégicos e de água pluvial permanente, a fim de controlar as formas imaturas do cúlex (pernilongos). 

Já para o controle de insetos adultos, o setor da sequência a aplicação de inseticida em bueiros e PVs, além da nebulização veicular em algumas áreas rebuscadas. “Estamos realizando aqui uma verdadeira operação de guerra de combate ao pernilongo. Esta é uma ação para eliminar os criadouros, sem deixar de auxiliar na eliminação dos mosquitos adultos”, explicou o superintendente do DHS, Adalberto Bento.

A iniciativa se soma às medidas adotadas regularmente pela administração municipal, através dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias, para o controle de mosquitos e também tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.