Economia

'Agrishow pra Elas' debate agronegócio e participação de mulheres no setor durante feira em Ribeirão Preto, SP

Por Portal NC

28/04/2023 às 11:57:21 - Atualizado há
Dados do último Censo Agropecuário feito pelo IBGE apontam que 947 mil mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais no Brasil. Agrishow começa na segunda-feira (1º). Mulheres caminham por ruas da Agrishow na edição de 2022

Divulgação

O projeto "Agrishow Pra Elas" estreou na Agrishow, a maior feira de tecnologia voltada ao agronegócio do país, em 2021. Na época, a pandemia de Covid impediu que o evento fosse presencial em Ribeirão Preto (SP), mas o formato on-line deu vitrine à participação das mulheres no setor. Em 2022, a iniciativa ganhou espaço físico e mulheres que são referência no trabalho no campo estiveram em evidência.

Para 2023, o projeto segue com programação especial com mulheres debatendo o setor e a participação delas nele.

“Ano passado era apenas uma carreta. Esse ano estamos levando duas grandes, uma delas em formato de auditório. Estamos preparando uma estrutura para poder acomodar melhor essas mulheres que estarão lá. Nossa expectativa é que tenha o dobro do que tivemos na edição passada.”

LEIA TAMBÉM:

Veja como comprar ingressos para a Agrishow e acesso ao estacionamento

Sustentabilidade, tecnologia, política: especialistas comentam desafios do agro brasileiro em 2023

A diretora da Agrishow, Liliane Bortoluci, afirma que o "Agrishow Pra Elas" foi pensado em razão do crescimento do número de mulheres no comando de propriedades rurais.

De acordo com o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, 947 mil mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais, num total de 5,07 milhões. Juntas elas administram cerca de 30 milhões de hectares no Brasil, número que representa 8,5% da área ocupada por fazendas no país.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), aponta que 59,2% das mulheres que atuam no agro são proprietárias ou sócias, 30,5% trabalham na diretoria, como gerentes, administradoras ou coordenadoras, e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras.

“Teremos uma grade de palestras com mulheres e influencers do agro que vão trazer suas histórias e as mulheres que visitam a feira acabam se identificando com elas. Elas vão falar sobre as dificuldades, sobre a vida em si de como chegaram a ocupar esses lugares, como passaram pelas dificuldades”, afirma Liliane.

Evento do Gelq online em Piracicaba debate a importância da mulher no agronegócio

GELQ/ ESALQ-USP

Uma das participantes é Lu Romancini, CEO da Romancini Troncos e Balanças. Ela é a segunda geração da empresa que foi fundada pelo pai na década de 1970.

Lu trabalhava com advocacia e dava aula em uma universidade que ficava a cerca de 300 quilômetros da sede da empresa, que fica em Laranjeiras do Sul (PR). Quando o pai a convidou para a sucessão do negócio, ela deixou tudo e foi aprender sobre o agro.

“Meus irmãos não quiseram saber do negócio, hoje estou há sete anos na administração das duas fazendas que o meu pai tem e sou a CEO da empresa, sou o rosto da empresa. Muitas vezes tive vontade de desistir, eu não sabia nada e tinha medo que o mercado me engolisse e que a gente perdesse a liderança. Mas foram em encontros de mulheres que eu consegui enxergar que era possível e eu consegui. Em quatro anos, eu dobrei o faturamento da empresa. Hoje temos uma reserva de 61% do mercado, os grandes confinamentos usam nossos produtos”, afirma.

Lu Romancini é CEO da Troncos Romancini, que atua no setor agropecuário

Divulgação

A empresa comandada por Lu Romancini também participa da Agrishow este ano e lança um tronco, que inclusive compõe o espaço Agrishow Pra Elas.

Outro grande nome de destaque no projeto é a pecuarista e agroinfluencer Andressa Biata, também embaixadora digital da Agrishow e anfitriã do projeto.

Andressa faz parte da terceira geração de pecuaristas da família, trabalhava com publicidade em Campinas (SP) e mudou para a pecuária para ajudar a mãe a administrar a fazenda, que fica em Alcinópolis (MS).

“Como a mudança de vida foi muito drástica, eu comecei a dividir isso no meu perfil nas redes sociais, porque um dia eu estava no São Paulo Fashion Week e no outro eu estava dando sal para o gado no pasto. Eu fui ensinando tudo o que eu aprendia nas minhas mídias e isso foi ganhando visibilidade das empresas, das marcas, foi onde me tornei a embaixadora da Agrishow em 2019, trazendo a valorização da mulher dentro do agronegócio”, diz Andressa.

A pecuarista e agroinfluencer Andressa Biata participa da Agrishow em Ribeirão Preto, SP

Reprodução/Instagram

Pré-programação do Agrishow Pra Elas

Terça-feira (2)

11h: Sustentabilidade no agro: por onde começar a jornada ESG?, com Luciana Dalmagaro

14h30: Mulheres do passado, presente e futuro, com Sônia Bonato

Quarta-feira (3)

13h: Bem estar animal, com Lu Romancini

14h30: ABAG – lançamento do prêmio CNMA

Quinta-feira (4)

10h30: Gestão de pessoas: humanizando o dia a dia no campo, com Izabela Inforzato

Sexta-feira (5)

11h30: Emoções e desafios das mulheres no agro, com Andrea Steinmetz

Leia mais notícias da Agrishow no g1 Ribeirão e Franca
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC