Geral

Crianças autistas participam de sessão de cinoterapia com cães do Bope em Macapá

Por Portal NC

28/04/2023 às 12:57:27 - Atualizado há
Segundo Mário Coimbra, coordenador de reabilitação do Creap, a atividade chamada de cinoterapia promove diversos benefícios, como promover a saúde física e mental dos pacientes. Crianças autistas participam de Cinoterapia no Canil do Bope

José Eduardo Lima

Crianças autistas receberam nesta sexta-feira (28) uma atividade terapêutica com cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) do Amapá.

Segundo Mário Coimbra, coordenador de reabilitação do Creap, a atividade chamada de cinoterapia promove diversos benefícios, como promover a saúde física e mental dos pacientes.

"Os benefícios se dão através do contato e a troca de afeto; o prazer de rir brincar com um animal a sensação de bem-estar e conforto e, principalmente para a criança com autismo, os estímulos sensoriais físicos e emocionais que vão auxiliar na terapêutica que ele já realiza no Creap diariamente", disse o coordenador.

Atividade de cinoterapia em Macapá faz parte do projeto Melhor Amigo

José Eduardo Lima

Além de atender crianças com autismo, o evento ainda contou com a participação da pequena Daniela, que tem 1 ano de idade e é portadora da Síndrome de Down. A mãe dela, a fonoaudióloga Valquíria Câmara, falou sobre a importância do momento.

"O projeto, ele é muito importante porque ele traz é uma vivência diferente, né? E assim, você entra em contato com animais e isso estimula muito a criança né no desenvolvimento geral dela [...] é um momento que essas crianças dão o melhor de si", disse Daniela.

Colaboradores do Centro de Reabilitação durante a cinoterapia

José Eduardo Lima

A ação faz parte do projeto Melhor Amigo, que iniciou em 2019, mas teve de ser interrompida no ano seguinte, por conta da pandemia de Covid-19.

Após o fim das medidas restritivas, a cinoterapia com as crianças autistas retornou em 2023. Segundo Lino Medeiros, capitão do canil do Bope, a ideia é que a prática volte a ocorrer mais vezes este ano, mas a frequência será definida pelos profissionais de saúde.

"A ideia é permanecer numa constante esse trabalho", afirmou o capitão.

As atividades desta sexta foram realizadas em conjunto entre o Creap e o Bope.

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC