Santa Casa de Pompeia reinaugura Pronto Socorro com a Sala de Emergência “Dr. Massao Hayashi”

O novo Pronto Socorro da entidade recebeu uma ampla reforma com uma nova recepção, leitos remodelados, novas instalações elétricas, mais dois banheiros e a nova Sala de Emergência, que contou com a participação direta da Prefeitura de Pompeia

23/09/2021 - 14:52 hs

A Santa Casa de Pompeia reinaugurou nesta quarta-feira (22) o Pronto Socorro da entidade com diversas melhorias, entre elas a nova Sala de Emergência que homenageia o saudoso Dr. Massao Hayashi, que faleceu em 31 de maio pela COVID-19 e teve a sua história fortemente ligada a entidade, na qual trabalhou por diversos anos. A cerimônia contou com a presença da prefeita Tina, do vice-prefeito França, do provedor da Santa Casa, Alair Mendes Fragoso, dos vereadores Pida, Jorginho, Diogo, Rodolfo e Vanderlei, do empresário Chikao Nishimura, da superintendente do HC/Famema, Paloma Libanio, da equipe do HC, do DHS e da Santa Casa. 

O Pronto Socorro recebeu uma ampla reforma com uma nova recepção, leitos remodelados, novas instalações elétricas, mais dois banheiros e a nova Sala de Emergência que contou com a participação direta da Prefeitura de Pompeia em sua construção. 

“Eu acredito que a melhor saúde de média complexidade está em Pompeia. A melhor saúde do Brasil pelo conjunto de medicamentos que são distribuídos, por tudo que se faz desde o nascimento das nossas crianças, por toda atenção que é dada pelo poder público em conjunto com a Câmara, pelo que se faz pelos nossos idosos e pelos ótimos representantes que nós temos nas nossas entidades. Então, todos vocês que estão aqui, em nome da população a gente só tem que agradecer”, disse a prefeita Tina.   

Na oportunidade, a prefeita também homenageou o Dr. Melges, amigo fiel do Dr. Massao, com quem atuou por anos, salvando a vida de muitos pompeianos. Os dois médicos foram os primeiros profissionais da saúde a serem vacinados em Pompeia. 

“As pessoas de fora olham as grandes obras, o que aparece, as praças bonitas, as ruas bonitas, mas o que a gente leva depois é o que a gente faz pelas pessoas. Esse ano muita gente perdeu pessoas. Eu perdi meu pai, os últimos minutos dele foram aqui na Santa Casa. E eu queria fazer uma homenagem ao senhor, Dr. Melges. O senhor e o Dr. Massao salvaram muitas vidas. O senhor pra mim é um dos melhores médicos aqui da região. Extremamente humilde, competente, faz todo tipo de cirurgia. É uma pena sermos ainda um Hospital de média complexidade, porque se fossemos de alta complexidade, certamente o Dr. Melges estaria à frente fazendo um ótimo trabalho como cirurgião. Muito obrigada, Dr. Melges. O senhor é um dos maiores pompeianos da nossa história”, discursou a prefeita. 

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, em que os profissionais da entidade atuam incansavelmente como linha de frente, a Santa Casa não parou de evoluir. O Centro Cirúrgico e a Ala 2 do único hospital do Município recebeu uma grande reforma com novos equipamentos e estrutura remodelada. Além disso, a entidade realizou a troca do reservatório de oxigênio, conta com um novo sistema de software, realizou a troca de 15 computadores, a mudança do necrotério e a instalação de painéis fotovoltaicos para a utilização de energia solar, que deve proporcionar uma economia de 10 mil reais mensais para a entidade. 

A Prefeitura de Pompeia, parceira importante da entidade, realiza um repasse mensal de mais de 120 mil reais. Em maio, além do repasse, a administração municipal enviou mais 200 mil reais para a cobertura de despesas. O apoio da gestão deve chegar ao valor de 2 milhões e 100 mil em 2021, entre a subvenção direta da administração, pagamento de funcionários que atuam na Santa Casa, medicamentos, transportes de pacientes e repasses do Sistema Único de Saúde. 

“A Prefeitura já repassou mais de 1 milhão e meio de reais nesse ano para a Santa Casa e repassamos porque confiamos no trabalho de vocês, sabemos da competência, da honestidade. Contem conosco! Tudo que pudermos fazer, nós faremos. Parabéns, Edson, Alair, Osvaldinho, por tudo que foi feito na Santa Casa. Pelo bom gosto, pois ficou bonita, ficou aconchegante, o trabalho está sendo muito bem feito”, comentou a prefeita Tina.