Economia

Ibovespa abre em alta, após resultados positivos do Itaú

No último pregão, o principal índice do mercado de ações brasileiro subiu 2,91%, aos 105.

Por Portal NC

08/05/2023 às 10:32:31 - Atualizado há
No último pregão, o principal índice do mercado de ações brasileiro subiu 2,91%, aos 105.148 pontos. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta segunda-feira (8), puxado pela valorização do petróleo e do minério de ferro no exterior e com investidores repercutindo o balanço financeiro do Itaú.

O banco teve um lucro líquido de R$ 8,4 bilhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 14,6% frente o mesmo período do ano passado. O resultado repercutiu bem entre os investidores e favorece as ações de bancos, que são a porta de entrada do estrangeiro no mercado de ações brasileiro.

Às 10h06, o índice subia 0,30%, aos 105.462. Veja mais cotações.

O movimento veio bastante apoiado nas blue chips (ações com maior peso na composição do Ibovespa). Entre os destaques, Vale e Petrobras subiram 3,17% e 4,39%, respectivamente, acompanhando a valorização das commodities no exterior. Papéis do segmento financeiro também tiveram forte alta na sessão.

Na última sexta-feira, o Ibovespa teve alta de 2,91%, aos 102.174 pontos. Com o resultado, passou a acumular:

Alta de 0,69% na semana e no mês;

Recuo de 4,18% no ano.

No mercado de câmbio, o dólar fechou em queda de 0,98%, cotado a R$ 4,9431.

O que está mexendo com os mercados?

Em dia de agenda vazia no Brasil, o principal destaque interno fica com o Boletim Focus, que reúne a média das expectativas de economistas do mercado para os principais indicadores econômicos do país.

As projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial, tiveram uma queda, passando de 6,05% na semana passada para 6,02% nesta semana.

Apesar da baixa, as projeções continuam indicando uma inflação bastante acima da meta do Banco Central do Brasil(BC) em 2023. A meta para este ano é de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 4,25%.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) BC manteve a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano, numa tentativa de reduzir a pressão inflacionária no país.

Sobre essa decisão, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Lula disse que Campos Neto "não tem compromisso com o Brasil", mas sim "com quem gosta de taxa juros alta".

No exterior, a semana começa com as expectativas para a divulgação da inflação nos Estados Unidos na quarta-feira (10). Também na semana passada, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevou suas taxas de juros em 0,25%, entre 5,00% e 5,25% ao ano, o maior patamar desde 2007.

Se a inflação der sinais de que continua muito pressionada, isso pode levar a uma expectativa de novas altas nos juros do país, o que favorece o dólar ante ativos considerados de risco, como o mercado de ações e as moedas de países emergentes, caso do real.

Além disso, na quinta-feira (11), o Banco da Inglaterra se reúne para decidir sobre o rumo da taxa de juros no Reino Unido.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC