Pompeia

Santa Casa de Pompeia muda rotina para utilizar mais o Centro Cirúrgico

Por Portal NC

08/05/2023 às 13:24:15 - Atualizado há
A diretoria da Santa Casa de Pompeia está promovendo algumas mudanças de comportamento de ordem interna para uma melhor utilização de todo o potencial do Centro Cirúrgico do hospital pompeiano. Segundo o provedor, Alair Mendes Fragoso, a partir do dia 08 de maio, segunda-feira, o médico Dr. Felipe Nunes Molinos será o responsável pela internação clínica dos pacientes da Ala I. "Desta forma o médico, Dr. Antônio Melges Júnior, ficará como responsável pela cirurgia geral e pelo atendimento do ambulatório dos funcionários", explicou Alair Mendes Fragoso após conversar e estudar as melhores alternativas para um melhor aproveitamento do centro cirúrgico do hospital local. "Foi expedido um comunicado interno sobre a internação clínica, e acredito que vamos ajudar a reduzir as filas de espera que existe, promovendo mais cirurgias na cidade", justificou o dirigente hospitalar.

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Pompeia é o local onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial. "É possível utilizarmos mais e melhor esse departamento de grande potencial no hospital", defendeu Alair Mendes Fragoso após se reunir por diversas vezes com as diretoras: Bruna Carvalho Pivetta da Costa e Raquel Semiramis Contente, sobre o assunto e chegarem a conclusão de que é possível intensificar o atendimento à população, através do Centro Cirúrgico, bem como a sala de recuperação pós-anestésica, local onde recebe o paciente pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha os sinais vitais estáveis. "Temos tudo isso apropriado", falou ao montar equipe com: cirurgião, anestesiologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, dentre outros.

A Santa Casa de Pompeia conseguiu padronizar todos os leitos hospitalares com equipamentos modernos como camas apropriadas, aparelhos de ar condicionado e de televisão, bem como instalações das mais diversas com conexão de Internet, TV a Cabo, banheiros adaptados e acessibilidade em geral, já que o hospital conta na "Ala 1" com 12 quartos e 18 leitos, e na "Ala 2", 11 quartos com 20 leitos. "Todos revitalizados", afirmou Alair Mendes Fragoso ao apontar os 300 metros quadrados onde se encontra o atual Centro Cirúrgico.

Com a retomada das atividades cirúrgicas a diretoria passa a trabalhar para preparar o hospital para as especialidades que compõem as chamadas cirurgias de média complexidade como: traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, angiologia, proctologia, mastologia, gastroenterologia e cirurgia geral. "Ainda não estamos neste nível", avisou ao mostrar o objetivo da diretoria de agir de forma segura. Alair Mendes Fragoso explica que no Brasil, os hospitais são divididos em quatro portes: Pequeno, com capacidade de até 50 leitos; Médio, aqueles hospitais que possuem entre 51 e 150 leitos; Grande, considerados aqueles entre 151 e 500 leitos, e os de Porte Especial, quando o hospital possui mais de 500 leitos. "Por isso o nosso esforço para melhorar os leitos existentes e paralelamente equipar o nosso hospital e ampliar nossa equipe médica", generalizou o provedor que vem trabalhando junto aos parlamentares paulistas no sentido de conseguir mais investimento público para o hospital. "Queremos chegar ao número mínimo de leitos para prosseguir nesse nosso planejamento de média complexidade", falou ao preparar os 50 leitos necessários.
Saito

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC