Economia

Pulitzer 2023: veja os vencedores do prêmio mais prestigiado do jornalismo nos Estados Unidos

Trabalhos ganhadores foram anunciados nesta segunda (8).

Por Portal NC

08/05/2023 às 17:33:30 - Atualizado há
Trabalhos ganhadores foram anunciados nesta segunda (8). Os vencedores do Prêmio Pulitzer 2023 foram anunciados na tarde desta segunda-feira (8), nos Estados Unidos. Entre as 15 categorias de jornalismo, foram premiados trabalhos que retrataram a guerra na Ucrânia, casos de racismo e as políticas de imigração dos EUA durante o governo Trump.

Distribuído pela Universidade de Colúmbia, o Pulitzer é considerado a premiação de maior prestígio no jornalismo dos Estados Unidos. Confira abaixo os ganhadores de cada categoria:

Serviço público:

Associated Press

Reportagem sobre a cidade de Mariupol, na Ucrânia, que testemunhou o massacre de civis na invasão do país pela Rússia.

Reportagem de última hora (breaking news)

Equipe do Los Angeles Times

Por revelar uma conversa secretamente gravada entre funcionários da cidade que incluía comentários racistas, seguidos pela cobertura da turbulência resultante rapidamente e peças profundamente relatadas que se aprofundaram nas questões raciais que afetam a política local.

Reportagem Investigativa

Equipe do The Wall Street Journal

Por relatar conflitos de interesses financeiros entre funcionários de 50 agências federais. A publicação revelou quem comprava e vendia ações regulamentadas por eles próprios, além de violações éticas de pessoas encarregadas de proteger o interesse público.

Reportagem explicativa

Caitlin Dickerson, do The Atlantic

Pelos detalhes profundos e convincentes sobre a política do governo Donald Trump quem segundo a publicação, separou à força as crianças migrantes de seus pais, resultando em abusos que persistiram sob o atual governo.

Reportagens locais

Anna Wolfe, do Mississippi Today

Por revelar como um ex-governador do Mississippi usou seu cargo para direcionar milhões de dólares para beneficiar sua família e amigos, incluindo o ex-jogador de futebol americano Brett Favre.

John Archibald, Ashley Remkus, Ramsey Archibald e Challen Stephens, de AL.com

Por uma série que expõe como a força policial da cidade de Brookside atacava os residentes para aumentar sua receita. A cobertura levou à renúncia do chefe de polícia, quatro novas leis e uma auditoria estadual.

A lista está em atualização.

Quais conteúdos podem ser inscritos no Pulitzer?

Para inscrição de trabalho jornalístico, a exigência é que o conteúdo tenha sido veiculado em um jornal, revista ou site de notícias dos EUA que tenha publicação regular.

Já para prêmios de livros, drama e música, apenas cidadãos norte-americanos podem se candidatar. A exceção é a categoria "história", na qual o autor pode ser de qualquer nacionalidade, desde que o livro trate especificamente da história dos Estados Unidos.

Mais sobre os Prêmios Pulitzer

Os prêmios anuais, distribuídos desde 1917, foram estabelecidos no testamento do influente editor de jornais Joseph Pulitzer, que morreu em 1911.

Após sua morte, ele deixou recursos para fundar uma escola de jornalismo na Universidade de Columbia e estabelecer a premiação.

São 15 categorias em reportagem, escrita e fotografia, além de sete prêmios em literatura, teatro e música.

Um conselho composto principalmente por editores sêniores de publicações da imprensa norte-americana e acadêmicos decide o processo que determina os vencedores.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC