Economia

Após mudar política, Petrobras deve reduzir preços da gasolina e do diesel ainda nesta terça

A Petrobras deve anunciar ainda nesta terça-feira (16) uma redução nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias do país.

Por Portal NC

16/05/2023 às 10:38:30 - Atualizado há
A Petrobras deve anunciar ainda nesta terça-feira (16) uma redução nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias do país.

Se confirmado, o anúncio acontecerá horas após a estatal alterar a política de preços e informar que não seguirá mais a fórmula do Preço de Paridade de Importação (PPI) – que leva em conta as oscilações internacionais do dólar e do petróleo, além de custos de logística para trazer o óleo ao Brasil.

Atualmente, gasolina e diesel custam no Brasil um valor acima do praticado no mercado internacional. Por isso, a Petrobras avalia que há "espaço" para cortar o preço.

Nova política de preços

A nova política de preços não vai mais seguir a paridade de preço de importação, ou seja, os valores cobrados no mercado internacional para compra de gasolina e diesel no mercado externo.

Segundo o comunicado enviado ao mercado, a estatal vai levar em consideração custos internos de produção e de transporte, com diferenças regionais.

As duas medidas da Petrobras foram acertadas ontem pela diretoria executiva da estatal e estão em linha com o que o presidente Lula vinha reivindicando desde o início do governo, além de ter sido uma promessa dele durante a campanha presidencial.

Petrobras aprova nova política de preços

Segundo um integrante da estatal, as mudanças vão "abrasileirar" os preços da gasolina e do diesel.

Com as mudanças, a Petrobras deseja reconquistar espaço no mercado. Especialistas e conselheiros da estatal alertam, porém, que ela não poderá ficar praticando preços abaixo do mercado internacional por muito tempo para conquistar mercado por causa das suas limitações para produção de diesel.

Hoje, mais de 25% do diesel consumido no país vem do exterior.

Na avaliação de especialistas, a mudança deixa nas mãos da diretoria executiva a definição dos preços, podendo seguir ou não as oscilações do mercado internacional, o que, muitas vezes, gera uma pressão altista dentro do Brasil.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC