Economia

Bancos terão de compartilhar informações para evitar golpes financeiros, decidem BC e CMN

Norma começa a valer em 1º de novembro; decisão foi tomada em meio a expansão do uso de meios digitais para transações financeiras, e ao aumento das ocorrências de fraudes e crimes cibernéticos relacionados.

Por Portal NC

23/05/2023 às 12:38:24 - Atualizado há
Norma começa a valer em 1º de novembro; decisão foi tomada em meio a expansão do uso de meios digitais para transações financeiras, e ao aumento das ocorrências de fraudes e crimes cibernéticos relacionados. O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central aprovaram norma para que as instituições financeiras passem a compartilhar informações sobre indícios de fraudes a partir de novembro. O objetivo é prevenir golpes financeiros.

De acordo com o BC, haverá um sistema operacional para que os bancos possam registrar e consultar dados e indícios de ocorrências ou de tentativas de fraudes identificadas.

Os indícios de fraudes informados deverão conter:

identificação de quem, segundo os indícios disponíveis, teria executado ou tentado executar a fraude, quando aplicável;

descrição dos indícios da ocorrência ou da tentativa de fraude;

identificação da instituição responsável pelo registro dos dados;

identificação dos dados da conta destinatária e de seu titular, em caso de transferência ou pagamento de recursos.

Segundo o Banco Central, as instituições são responsáveis pela utilização dos dados e das informações obtidos em consulta ao sistema eletrônico, bem como pela preservação de seu sigilo bancário.

"Além disso, as instituições deverão obter de seus clientes consentimento para tratamento e compartilhamento dos dados de fraudes, a constar em contrato firmado com cláusula de destaque", acrescentou a instituição.

De acordo com o BC, a norma foi editada em um momento de expansão dos meios digitais para realizar transações financeiras e de pagamentos, além do aumento das ocorrências de fraudes, golpes e crimes cibernéticos utilizando o sistema financeiro.

Saiba como se proteger de golpes no PIX
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC