Economia

Joaquim Barbosa grava vídeos em apoio a Lula e contra Bolsonaro

Por Portal NC

26/09/2022 às 19:17:23 - Atualizado há
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou uma série de vídeos em apoio à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O blog conversou com Barbosa nesta segunda-feira (26).

Nas gravações, ele também alerta que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), é um risco à democracia. Barbosa cita os ataques frequentes feitos pelo presidente ao Judiciário e dirigidos a ministros do STF. Barbosa afirma ainda que Bolsonaro tem se comprovado inapto para presidir o país.

O ministro aposentado Joaquim Barbosa, durante uma sessão do STF em 2016

Reprodução/GloboNews

Ao blog, Barbosa relembrou os alertas que fez em 2018 sobre os riscos à democracia que a eleição de Bolsonaro representava.

O ministro aposentado, que foi relator do processo do mensalão e presidiu o STF na fase final do julgamento, disse que está indignado por Bolsonaro tê-lo citado no debate de candidatos à Presidência do último sábado (24).

Na ocasião, o presidente citou falas de Barbosa, dando a entender que o então ministro do STF, durante o julgamento do mensalão, atestou a idoneidade de Bolsonaro como deputado.

Barbosa, que até o início do ano era filiado ao PSB, foi procurado por Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula, na sexta-feira (23) à noite. Ele gravou os videos de Paris, onde está há alguns meses.

Nas últimas semanas, a campanha Lula-Alckmin conseguiu uma série de apoios de pessoas públicas, entre artistas, ex-candidatos à Presidência -- como Henrique Meirelles e Marina Silva --, expoentes do tucanato e ex-integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC