Economia

Esteve em área rural? Informação é importante para médico diagnosticar febre maculosa

Principalmente se for uma região com incidência do carrapato-estrela.

Por Portal NC

18/06/2023 às 08:10:26 - Atualizado há
Principalmente se for uma região com incidência do carrapato-estrela. Reportagem explica diagnóstico e tratamento da doença, que infectou pessoas que estiveram em evento em Campinas (SP). Esteve em área rural? Informação é importante para médico diagnosticar febre maculosa

As mortes por febre maculosa após um evento na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), têm preocupado moradores da região. O episódio acendeu um alerta para a importância de conhecer a doença e iniciar o tratamento rapidamente.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Quem vive no distrito de Joaquim Egídio, na área rural de Campinas, contou ao Globo Rural que a preocupação com a doença sempre existiu na região.

Como se tira um carrapato com segurança?

Cachorro pode carregar carrapato? E boi?

O maior desafio no diagnóstico é que os primeiros sintomas, como febre alta e dores no corpo, são comuns a outras doenças.

Por isso, pessoas que apresentarem sintomas após terem estado em áreas rurais – principalmente as com incidência do carrapato-estrela – devem avisar o médico sobre essa exposição, orienta a infectologista Raquel Stucchi.

"Nós não esperamos a confirmação do exame para tratar. É na suspeita clínica. Suspeita clínica é ter tido exposição numa área gramada, numa área rural que tem o carrapato. E qualquer sintoma, uma febre, dor de cabeça, dor no corpo, pode ser febre maculosa", afirma.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC