Economia

Mercado financeiro prevê última manutenção do juro no Copom dessa semana e queda a partir de agosto

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (21) e deve manter, pela última vez, a taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano.

Por Portal NC

19/06/2023 às 09:15:24 - Atualizado há
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (21) e deve manter, pela última vez, a taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano.

A partir de agosto, a expectativa dos analistas é de que a taxa Selic comece a recuar - passando para 13,50% ao ano - um corte de 0,25 ponto percentual. A estimativa anterior era de que os juros começassem a cair somente em setembro desse ano.

As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia.

A projeção de que o corte dos juros virá em agosto vem após a divulgação do IPCA de maio, que somou 0,23%. Em doze meses até maio, a inflação oficial somou 3,94%. Os números vieram bem abaixo das estimativas do mercado financeiro.

Metas de inflação

Para definir a taxa básica de juros e tentar conter a alta dos preços, no sistema de metas de inflação, o BC olha para frente.

Neste momento, a instituição já está mirando na meta do ano que vem. Isso ocorre porque as mudanças na taxa Selic demoram de seis a 18 meses para ter impacto pleno na economia.

Na semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação desse ano de 5,42% para 5,12%, e passaram a projetar uma inflação de 4% para 2024.

A meta de inflação do próximo ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC