Economia

Anatel permite que operadoras ativem 5G em mais 187 municípios

Empresas podem solicitar a ativação do sinal nesses locais a partir do dia 26.

Por Portal NC

21/06/2023 às 15:34:26 - Atualizado há
Empresas podem solicitar a ativação do sinal nesses locais a partir do dia 26. Segundo a agência, 141 milhões de brasileiros passarão a ter acesso à tecnologia. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a faixa do 5G a mais 187 municípios a partir de 26 de junho. As empresas podem solicitar a ativação do sinal nesses locais.

Com a decisão desta quarta-feira (21), todos os 1.610 municípios previstos para receber o 5G até o final de junho já estão com a faixa liberada.

Veja aqui a lista completa

Segundo a Anatel, com a medida, 141 milhões de pessoas passam a ter acesso à tecnologia, o que corresponde a 66,4% da população brasileira.

A partir de julho, outros municípios poderão ter a faixa liberada antes do previsto. A Siga Antenado é a entidade formada pelas principais vencedoras do leilão do 5G para fazer a "limpeza da faixa" que será usada pela nova tecnologia.

Antes do leilão, a faixa do espectro de 3,5 giga-hertz –que funciona como uma avenida por onde trafegam os dados—era usada por antenas parabólicas para recepção do sinal de TV aberta e por serviços de satélites.

A Siga Antenado tem um cronograma para fazer a instalação de novas antenas, em outra faixa do espectro, e filtros. O objetivo é impedir a interferência no sinal do 5G.

As pessoas que têm antenas parabólicas precisam adaptar o equipamento. Aqueles que estão inscritos no CadÚnico podem solicitar o kit gratuito à Siga Antenado.

Saiba mais no guia do g1:

Vou precisar trocar de antena?

Qual a diferença entre a parabólica antiga e a nova parabólica?

Posso pedir a nova parabólica de graça?

Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC