Seja bem vindo
Pompéia,15/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

A líderes da igreja ortodoxa, Papa acusa Rússia de imperialista e expansionista

Foto: g1.globo.com
A líderes da igreja ortodoxa, Papa acusa Rússia de imperialista e expansionista




Em novo discurso contra a guerra na Ucrânia proferido aos religiosos, pontífice lamentou o conflito 'cruel e sem sentido no qual cristãos se enfrentam entre si'. Francisco e líder ortodoxo russo trocaram críticas por conta dos ataques russos ao país vizinho. Papa Francisco em encontro com o arcebispo da igreja ortodoxa de Telmessos, na Turquia, Job Getcha, e outros líderes da igreja ortodoxa no Vaticano, em 30 de junho de 2022.
via Reuters
Em reunião com líderes da igreja ortodoxa, o Papa Francisco acusou nesta quinta-feira (30) a Rússia de fazer "imperialismo, expansionismo e uma conquista armada" no país vizinho.
Durante encontro com os religiosos, em uma sala reservada do Vaticano, o pontífice lamentou ainda o conflito "sem sentido e cruel" e disse que "cristãos estão lutando entre si".
O patriarca Kirill (à esq.), representante máximo da Igreja Ortodoxa Russa, disse apoiar a invasão da Ucrânia para frear o avanço de bandeiras LGBTQIA+ no país
AFP
As relações entre a igreja Católica e a Ortodoxa se estremeceram desde o início da guerra na Ucrânia por conta da troca de críticas entre Francisco e o líder da igreja ortodoxa russa, o patriarca Kirill, próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e abertamente a favor da guerra na Ucrânia.
Papa Francisco diz que conflito na Ucrânia 'não é uma operação militar, mas uma guerra'
Ambos tinham um encontro marcado para acontecer em junho em Israel, mas o pontífice decidiu cancelar, recomendado por conselheiros do Vaticano, depois de constantes declarações do líder ortodoxo russo em apoio à ofensiva russa na Ucrânia.
A postura de Kirill, no entanto, gerou uma onda de revoltas internas de membros da igreja ortodoxa - religião predominante tanto na Ucrânia quanto na Rússia - que romperam com a matriz russa.
Leia também:
União Europeia inclui líder da Igreja Ortodoxa russa em pacote de sanções
Os sacerdotes da igreja ortodoxa russa que estão se rebelando contra Moscou



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login