Economia

Trocas no governo ficam para volta dos trabalhos no Congresso; Lula quer negociar termos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve deixar para agosto trocas no governo a fim de abarcar mais partidos do Centrão, segundo fontes do blog no Planalto.

Por Portal NC

13/07/2023 às 20:34:21 - Atualizado há
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve deixar para agosto trocas no governo a fim de abarcar mais partidos do Centrão, segundo fontes do blog no Planalto. O presidente também quer negociar bem os termos dessas trocas.

Lula tem sido pressionado por siglas do Centrão — um bloco informal na Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita — a ceder o comando de órgãos a aliados do grupo. Em troca das mudanças, a base aliada ao Planalto na Câmara ganharia corpo.

Lideranças de siglas alinhadas ao bloco têm demandado, por exemplo, os ministérios do Desenvolvimento Social e do Esporte, além da gestão dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

Lula não quer esvaziar o seu ministério de mulheres. Por isso, tenta dar outra pasta para o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e poupar a Ana Moser no Esporte.

Ao blog, assessores de Lula avaliaram que, por ora, somente a troca no Ministério do Turismo está "madura". Outras mudanças ainda dependem do avanço das negociações.

Com o retorno dos congressistas, a expectativa no Planalto é que as negociações para trocas em outras pastas também avancem.

O governo avalia que as movimentações deverão ocorrer para aumentar a governabilidade e ampliar, em especial, a base aliada na Câmara.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC