Economia

Ministros Alexandre Padilha e Rui Costa apresentam novo PAC a Lira e Pacheco

Ministros da articulação política de Lula se encontram com os presidentes da Câmara e do Senado; líder do governo no Senado também participa.

Por Portal NC

08/08/2023 às 09:08:19 - Atualizado há
Ministros da articulação política de Lula se encontram com os presidentes da Câmara e do Senado; líder do governo no Senado também participa. Programa de investimentos será lançado nesta sexta. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) apresentam nesta terça-feira (8) à cúpula do Congresso Nacional a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também participa. O trio chegou à residência oficial do Senado às 8h30.

Chamado pelo governo de Novo PAC, o programa reunirá uma carteira de obras de infraestrutura e será lançado na próxima sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros reservaram esta terça-feira para apresentar o programa a parlamentares. Pela manhã, foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na residência oficial da Casa.

Segundo a Secretaria de Relações Institucionais, que responde pela articulação política do governo, também há previsão de encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com lideranças dos partidos.

Governo faz acenos a estados e setor privado no novo PAC, mas programa precisa de mais ajustes, dizem especialistas

O retorno do PAC é uma das apostas de Lula para gerar emprego e renda neste terceiro mandato presidencial. O programa foi criado pelo próprio Lula em 2007 e executou rodovias, pontes, hidrelétricas, linhas de transmissão e outras obras.

Relembre no vídeo abaixo, do segundo governo Lula, o lançamento de obras do PAC no Rio:

Lula lança PAC em três favelas do Rio

O PAC foi substituído em 2016 na gestão de Michel Temer pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI), mantida por Jair Bolsonaro. Com o retorno de Lula, o programa será retomado, a exemplo de outras políticas públicas criadas em governos petistas, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem dito que o Novo PAC terá cerca de R$ 60 bilhões anuais somente de recursos federais. O programa reunirá obras executas pelo governo federal, concessões e parcerias público-privadas. Os governadores foram consultados para apontarem os investimentos prioritários em seus estados.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC