Economia

Apagão: diretor da Aneel diz que primeira preocupação é restaurar fornecimento, depois 'eventuais repercussões'

Diretores da agência se reúnem com representantes do ONS, do Ministério de Minas e Energia e representantes do setor para tratar problema.

Por Portal NC

15/08/2023 às 14:37:17 - Atualizado há
Diretores da agência se reúnem com representantes do ONS, do Ministério de Minas e Energia e representantes do setor para tratar problema. Até início da tarde, falha permanecia em parte do Norte e Nordeste. Apagão afeta cidades de todas as regiões do país

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou nesta terça-feira (15) que o foco do governo no momento é restaurar o fornecimento após o apagão que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica, e que "eventuais repercussões" serão definidas depois.

"Primeira preocupação que temos em um evento desse é restaurar o serviço e é exatamente isso que, nesse momento, o ministério está envolvido, o ONS, as empresas e a Aneel. Eventuais repercussões, depois que o problema está resolvido, é que nós vamos passar para essa etapa", declarou.

LEIA TAMBÉM:

Brasil sofreu 'apagão' em 2001 por seca nos reservatórios; relembre

Apagão nacional: o que se sabe e o que falta saber

Três horas após apagão, Alckmin diz que técnicos atuam para solucionar problema em Imperatriz (MA)

Os diretores da Aneel se reúnem às 14h, no Ministério de Minas e Energia, com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do ministério, da Empresa de Pesquisa Energética e agentes do setor para tratar do apagão.

"Um evento dessas proporções precisa ser avaliado com critérios para que possamos depois atribuir alguma causa específica. Nesse momento, não temos nenhuma causa a repassar", declarou.

Na manhã desta terça, 25 dos 26 estados e o Distrito Federal foram afetados por um apagão elétrico. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o blecaute envolveu uma "ação controlada" –ou seja, proposital – para evitar que o problema na rede se espalhasse.

Até as 12h30 desta terça, segundo o Ministério de Minas e Energia:

o fornecimento de energia havia sido retomado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;

todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado;

as equipes técnicas estavam atuando para retomar o fornecimento de energia na região Norte e em outras localidades do Nordeste que ainda estavam sem energia.

De acordo com a pasta, estavam recompostos 41% do fornecimento na região Norte e 85% na região Nordeste.

Segundo o g1 apurou, em todo o país, apenas Roraima não registrou ocorrências de falta de energia nesta manhã. O estado é o único não ligado ao Sistema Interligado Nacional.

Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma "sala de situação" para monitorar o caso.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC