Economia

Como manter a qualidade do azeite de oliva após abrir o produto; veja três dicas

.

Por Portal NC

28/10/2023 às 07:59:27 - Atualizado há
Produto do tipo extravirgem pode se deteriorar se não for armazenado corretamente e acaba perdendo suas propriedades. Como manter a qualidade do azeite de oliva após abrir o produto; veja três dicas

O Globo Repórter desta sexta-feira (27) mostrou a qualidade de produtos brasileiros premiados no exterior. Uma das produções mais recentes que está ganhando destaque é a de azeite de oliva extravirgem. O especialista em azeites Ricardo Abdalla explica como identificar um produto de boa qualidade.

Após esquentar alguns segundos, ele cheira o azeite e explica que um extravirgem vai exalar um odor frutado, que lembre algum vegetal. Na boca, o extravirgem provoca um amargor característico.

No entanto, mesmo o melhor dos azeites precisa ser bem conservado para manter suas propriedades. Por exemplo, ao aquecer o azeite a altas temperaturas, os compostos fenólicos, que ajudam a manter os níveis do colesterol dentro da faixa saudável, são neutralizados.

Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

Reprodução/TV Globo

Mesmo na embalagem, o produto pode se deteriorar, como explica a mestre de lagar Cláudia. Veja algumas dicas da especialista para manter a qualidade do azeite:

???? luminosidade: o azeite precisa manter a luminosidade indicada, por isso é usada uma garrafa escura;

????? temperatura: o azeite não deve ser exposto a temperaturas altas, portanto não deve ser deixado ao lado do fogão, sol ou dentro do refrigerador;

???? oxigenação: o azeite se deteriora ao entrar em contato com o ar, por isso a garrafa deve ficar fechada o máximo de tempo possível e aberta apenas para o uso.

Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda

Reprodução/TV Globo

Veja a íntegra do programa abaixo:

Edição de 27/10/2023

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC