Economia

Calor provoca queda na produção de leite no ES e até ventiladores são usados para amenizar efeitos das altas temperaturas nos animais

.

Por Portal NC

27/11/2023 às 04:50:30 - Atualizado há
Produção de leite caiu até 40% em algumas propriedades de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Calor provoca queda na produção de leite e produtores usam até ventiladores para amenizar

O calor intenso, a falta de chuva e a perda no volume de água nas represas tem prejudicado a irrigação da pastagem consumida pelo gado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Sem um pasto de qualidade para os animais, os custos com a alimentação aumentaram.

Alguns produtores registraram queda de até 40% na produção de leite e já estão recorrendo a suplementação e outros meios para amenizar os efeitos do calor nos animais.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Manteiga e queijo produzidos em Colatina, ES

Reprodução/TV Gazeta

Na propriedade de Lézio Sathler, o leite retirado das vacas é usado para a produção de queijo, requeijão e manteiga. Nos últimos dias, a produção caiu cerca de 40%.

"Consequência do fortíssimo calor que estamos vivendo, obviamente o animal sente e a natureza sente", disse o produtor.

Calor provoca queda na produção de leite em Colatina, ES

Reprodução/TV Gazeta

Em Povoação, no Distrito de Baunilha, no interior da cidade, a queda na produção de leite foi de 5%, e segundo, a pecuarista Karla Lievore, poderia ser ainda maior se não fosse o sistema de confinamento.

Em uma área reservada os animais contam com ventilação 24 horas e banhos que ajudam a amenizar as consequências das altas temperaturas.

Gado fica em área com ventiladores e tomam banho para não sofrer com o calor no ES

Reprodução/TV Gazeta

"O sistema preza pelo conforto e bem-estar. Temos uma cama de pó de serra, os ventiladores funcionando direto e o refrescamento desses animais na sala pra ordenha", disse Karla.

O sistema reduz os impactos na produção de leite, porém, reduz a concepção dos animais que atinge cerca de 30% nos períodos mais quentes.

Produção de leite caiu no ES

Reprodução/TV Gazeta

"Impacta diretamente na questão reprodutiva dos animais e temos uma taxa de concepção menor nessa época do ano", disse a pecuarista.

Além da queda na produção aliada ao aumento nos custos, o preço do leite no mercado está deixando alguns produtores desanimados.

"O Brasil importou muito leite, em especial da Argentina e Uruguai, leite barato. As grandes indústrias compraram bastante leite, estocaram e refizeram todo o seu estoque e o produtor de leite tem amargado preços baixos", disse Karla Lievore.

Leite produzido em Colatina, ES

Reprodução/TV Gazeta

VÍDEOS: tudo sobre o Jornal do Campo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC