Economia

CCJ da Câmara aprova projeto que obriga cadastro de devedor de pensão alimentícia no e-Social

.

Por Portal NC

05/12/2023 às 18:41:34 - Atualizado há
Objetivo é permitir continuidade dos descontos de salários dos devedores mesmo após mudança de emprego e agilizar pagamentos. Texto vai ao Senado se não houver recurso. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (5) um projeto que obriga o registro de pensão alimentícia no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas , o eSocial.

A proposta tramitou de forma conclusiva pela comissão, ou seja, agora será encaminhada ao Senado se não for apresentado recurso para votação no plenário da Câmara.

"A partir dessa modificação legislativa, o alimentando não precisará mais fazer um novo pedido de desconto de pensão alimentícia do salário do devedor de alimentos a cada mudança de emprego deste", explicou a relatora, deputada Ana Paula Lima (PT-SC).

Autora do projeto, a deputada Denise Pessôa (PT-RS) diz que o objetivo é facilitar o recebimento da pensão.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Facilitar o recebimento

A autora do projeto, deputada Denise Pessôa (PT-RS), afirmou que o objetivo é facilitar o recebimento de pensão alimentícia pelos alimentados, automatizando o processo. Atualmente, é necessária autorização judicial de desconto de pensão do salário ao empregador.

"Ocorre que, a cada novo emprego, cabe à parte interessada fazer requerimento ao novo empregador, o que gera desgaste e resulta muitas vezes em lapso temporal sem a percepção de pensão pelos credores/alimentados", justificou a deputada.

Se o texto se tornar lei, o empregador será obrigado a realizar o registro de pensão alimentícia descontada da remuneração de seus trabalhadores no eSocial.

A informação deverá constar do registro do vínculo de trabalho para permitir o conhecimento da existência da pensão alimentícia aos próximos empregadores e dar continuidade aos descontos da pensão.

"O projeto entende a realidade das nossas crianças, olhamos a dificuldade de muitas mães solo que para garantirem o direito de seus filhos à pensão passam por dificuldades. Ainda mais com as trocas de emprego do devedor de pensão, elas acabam se submetem ao papel de detetive para descobrir onde o pai está trabalhando, além de todo processo judicial", afirmou Denise.

De acordo com a proposta, o governo deverá regulamentar a lei em até 90 dias, após a sua publicação.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC