Economia

Clima ajuda e produtores comemoram safra de abacaxi

.

Por Portal NC

10/12/2023 às 08:07:43 - Atualizado há
Safra de 2023 ainda não chegou ao fim, mas, para quem vive do plantio de abacaxi, este ano foi de ótima produção. Expectativa é de que os números deste ano sejam ainda melhores que os do ano passado. Clima ajuda e produtores comemoram safra de abacaxi

Reprodução/TV TEM

Para o abacaxi, quanto mais quente e úmido, melhor. A fruta gosta do calor e precisa da chuva para se desenvolver. Neste ano, o clima foi favorável para os produtores, com as chuvas e as altas temperaturas registradas ao decorrer de 2023. Por isso, eles relatam um aumento na produção da fruta em comparação com o ano passado.

Mas não apenas o clima ajudou os produtores. Muitos deles optaram pela estratégia do adensamento para o aumento da produção da fruta, que consiste em reduzir o espaçamento entre plantas e entre fileiras, com consequente aumento na densidade de plantio e no número de frutos colhidos por hectare.

Nesta técnica, como as mudas do abacaxi são plantadas no mesmo espaço, a disputa por água, luz e nutrientes faz com que o tamanho da fruta diminua, o que é ótimo para a comercialização dos produtores para o mercado. A qualidade do abacaxi também é mantida nessa técnica.

Veja a reportagem exibida no programa em 10/12/2023:

Clima ajuda e produtores comemoram safra de abacaxi

Dados do instituto de Economia Agrícola mostram que a região de Andradina (SP), no noroeste paulista, é a maior produtora de abacaxi do estado. Na safra de 2022, foram mais de 66 mil toneladas da fruta colhidas, o que corresponde a mais de 85% de toda a produção paulista.

A safra de 2023 ainda não chegou ao fim, mas, para quem vive do plantio de abacaxi, este ano foi de ótima produção, com frutas do tamanho ideal, e docinhas, do jeito que o consumidor gosta. A expectativa é de que os números deste ano sejam ainda melhores que os do ano passado.

VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC