Economia

Lula critica previsões da OCDE para economia brasileira e diz que vai 'provar que erraram'

.

Por Portal NC

19/12/2023 às 10:15:43 - Atualizado há
Presidente comentou nesta terça-feira (18) relatório da entidade que prevê aumento da dívida pública, mesmo com reforma tributária e arcabouço fiscal. Lula disse ter ficado 'muito irritado' com as previsões. Lula durante o programa 'Conversa com o Presidente', em 19 de dezembro de 2023

EBC/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (19) previsões feitas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a economia brasileira, e disse que, no fim do ano que vem, vai convidar a entidade para "provar que erraram".

"Eu quero até aproveitar esta gravação aqui que para dizer pro pessoal da OCDE que, quando chegar o final no ano que vem, eu vou convidar vocês para tomar café para provar que vocês erraram com relação à previsão que vocês têm do Brasil. 'Ah, porque o Brasil vai crescer pouco porque não sei das quantas, vai crescer pouco'. Sabe, como é que vocês dão palpite se vocês não sabem?", disse.

A declaração foi durante o programa "Conversa com o Presidente", live semanal transmitida pelas redes sociais e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Lula comentava um relatório da OCDE divulgado na segunda-feira (18). O documento aponta que, mesmo com o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária, a dívida pública brasileira continuará a crescer nos próximos anos, podendo atingir 90% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2047.

O presidente disse ter ficado "muito irritado" com "a OCDE "fazendo julgamento da economia brasileira". Lula também afirmou estar "otimista" com as perspectivas para crescimento econômico em 2024.

Relatório da OCDE

A OCDE é um grupo formado principalmente por nações mais desenvolvidas, criado para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.

No relatório divulgado na segunda, a entidade recomenda novas reformas para que o Brasil possa enfrentar a situação.

Entre as medidas propostas, estão:

Redução de barreiras ao empreendedorismo e à concorrência reduzindo, por exemplo, encargos administrativos e simplificando requisitos de licenciamento

Uma maior abertura comercial, por meio da redução de tarifas, que permitiria uma integração global mais forte

Medidas para fortalecer a governança das instituições e reduzir a corrupção

Aumentar permanentemente o investimento público em 2 pontos percentuais do PIB

"Um pacote mais ambicioso de reformas estruturais impulsionaria o crescimento potencial e conduziria a uma diminuição da relação dívida/PIB", diz o relatório da OCDE.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC