Economia

S&P eleva nota de crédito do Brasil de BB- para BB

.

Por Portal NC

19/12/2023 às 16:17:31 - Atualizado há
Sede da Standard & Poor's (S&P)

Brendan McDermid/Reuters

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou nesta terça-feira (19) elevou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB. A perspectiva é estável.

Essa classificação ainda indica um "grau especulativo" — o que, segundo a agência, aponta que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas segue enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.

Em nota, a S&P elenca os seguintes fatores para a melhora de nota do Brasil:

Uma reforma tributária recentemente aprovada no Brasil amplia o histórico do país de implementação pragmática de políticas nos últimos sete anos.

As perspectivas de crescimento económico melhores, mas ainda moderadamente fracas, e uma situação fiscal fraca continuam a restringir a qualidade de crédito do Brasil.

A nossa perspectiva estável reflete a nossa expectativa de que o país realizará progressos lentos na resolução dos desequilíbrios fiscais e de perspectivas econômicas ainda fracas, equilibradas por uma posição externa forte e uma política monetária que está a ajudar a reancorar as expectativas de inflação.

Esta reportagem está em atualização.

Mudança em junho

Em junho, a agência de risco havia mantido a nota em BB-, mas mudado a perspectiva para positiva. A classificação positiva para o país não acontecia desde 2019.

A empresa também reafirmou o rating de crédito soberano, que reflete a capacidade do país de honrar seus compromissos financeiros, em "BB-" — nota que o país tem desde 2020.

Essa classificação ainda indica um "grau especulativo" — o que, segundo a agência, aponta que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas segue enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.

Apesar da melhora na perspectiva pela S&P, Brasil ainda não ganhou o selo de bom pagador de nenhuma das principais agências de classificação de risco do país.

Arte g1

O movimento reflete sinais de maior certeza sobre a estabilidade das políticas fiscal e monetária, que podem acabar beneficiando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Harmonia entre os poderes tem contribuído para esse resultado, diz Haddad sobre mudança da nota de crédito do país de estável para positiva

Integrantes do governo comemoraram a alteração feita pela S&P. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, publicou a decisão em seu Instagram nesta quarta-feira (14). No Twitter, o ministro afirmou que a economia do país "já demonstra uma capacidade grande de apresentar resultados positivos".

Haddad comemora alta na perspectiva de rating do Brasil por agência de risco e prevê que país retomará o grau de investimento

De acordo com a S&P, apesar de o Brasil ainda registrar grandes déficits fiscais, o avanço da atividade e um caminho mais claro para a política fiscal podem resultar em um ônus da dívida do governo "menor do que o inicialmente esperado."

"Isso poderia dar suporte à flexibilização monetária e à posição externa líquida do Brasil", afirmou a empresa em comunicado.

"Tais evoluções reforçariam nossa visão sobre a resiliência da estrutura institucional do Brasil, com uma formulação de políticas estável e equilibrada entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do governo", acrescentou.

A agência reforça, no entanto, que caso as políticas fiscal e monetária sejam implementadas de forma inadequada e resultem em um crescimento econômico limitado e uma deterioração fiscal maior do que o esperado, essa perspectiva pode ser novamente rebaixada para "estável" nos próximos dois anos.

"A deterioração na sinalização de política também pode afetar os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED) e, assim, enfraquecer a posição externa líquida do Brasil", disse a S&P.

Já no cenário positivo, se o governo conseguir implementar políticas econômicas "pragmáticas" e que sejam capazes de conter as vulnerabilidades nas finanças públicas do país, indicando um crescimento maior do PIB, a companhia afirma que pode elevar o rating brasileiro novamente nos próximos dois anos.

"A chave para isso seria a aprovação de reformas adicionais — entre elas, a reforma tributária atualmente em debate", acrescentou.

Ponto a ponto para entender o que está sendo discutido na reforma tributária

Perspectiva sair de estável para positiva é reconhecimento que a economia brasileira está dando bons passos, diz Ana Flor sobre elevação de rating

O que essa mudança significa?

A elevação da perspectiva do Brasil de estável para positiva indica um cenário mais otimista para o país no médio prazo — e pode, eventualmente, se traduzir em novas elevações da nota de crédito.

Essa nota de crédito reflete a solidez e a saúde das finanças do Brasil, indicando sua capacidade em honrar com seus compromissos financeiros ao longo do tempo. Quanto maior é essa classificação, mais confiável o país é.

Na prática, a mudança da perspectiva muda pouca coisa para o Brasil de imediato — os efeitos maiores devem vir de forma mais clara quando (e se) essa alteração se refletir em uma nota de crédito melhor.

Isso porque quanto maior é a nota de um país, mais os investidores (principalmente estrangeiros) tendem a alocar recursos em sua economia, promovendo um maior crescimento da atividade.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC