Economia

No 3º mês seguido de queda, 'prévia' do PIB do BC tem retração de 0,06% em outubro

Na parcial do ano, IBC-Br avançou 2,36% e, em 12 meses até outubro, subiu 2,19%.

Por Portal NC

20/12/2023 às 10:24:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Na parcial do ano, IBC-Br avançou 2,36% e, em 12 meses até outubro, subiu 2,19%. Nível de atividade tem registrado bom desempenho neste ano, surpreendendo positivamente economistas do mercado. O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou contração de 0,06% em outubro, na comparação com o mês anterior, informou a instituição nesta quarta-feira (20).

O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes.

De acordo com dados do BC, foi o terceiro mês seguido de recuo do indicador. Em agosto e setembro, respectivamente, o IBC-Br registrou retração de, respectivamente, 0,71% e 0,05%.

Na comparação com outubro do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 1,54%.

No acumulado dos dez primeiros meses deste ano, o IBC-Br avançou 2,36% e, em 12 meses até outubro, apresentou crescimento de 2,19%. Nesse caso, o índice foi calculado sem ajuste sazonal.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Já o IBC-Br do BC é um índice criado para tentar antecipar o resultado do PIB, mas os resultados nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE (veja a diferença mais abaixo).

Nível de atividade

O nível de atividade tem registrado bom desempenho neste ano, surpreendendo positivamente os economistas do mercado financeiro.

Em 2022, a economia cresceu 3%, o que representa desaceleração em relação à expansão de 5% registrada no ano anterior.

Para 2023, a projeção dos analistas consultados pelo BC é de uma alta de 2,92% – com relativa estabilidade frente ao ano passado.

No terceiro trimestre deste ano, o PIB teve alta de 0,1% e, nos 12 meses até setembro, registrou uma expansão de 3,1%.

Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Nem sempre, entretanto, a alta do PIB equivale a bem-estar social.

Nesta semana, o BC avaliou, por meio da ata do Copom, que o resultado do PIB está relacionado com a resiliência do consumo das famílias, que tem surpreendido positivamente – o que pode estar relacionado com a expansão do mercado de trabalho e com a queda da inflação. Mas ponderou que os investimentos seguem em queda.

PIB x IBC-Br

O cálculo do PIB, divulgado pelo IBGE, e do IBC-Br é um pouco diferente – o indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas não considera o lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE).

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país. Um menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente resultaria em menos pressão inflacionária. Neste mês, a taxa foi reduzida para 11,75% ao ano pela quarta vez seguida.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC