Quintana

Prefeito Fernando Itapuã comemora a entrada de vacina contra dengue reivindicada no calendário do SUS

Por Portal NC

22/12/2023 às 11:52:56 - Atualizado há
Nesta quinta-feira, 21, o Prefeito Fernando Itapuã recebeu com alegria a notícia do governo federal sobre a incorporação da vacina contra dengue ao calendário vacinal do SUS (Sistema Único de Saúde). "Essa é uma reivindicação nossa que se tornou realidade e vai melhorar a qualidade de vida de toda a população", comemora Itapuã.

Em maio deste ano, por exemplo, o prefeito de Quintana reuniu-se com membros do laboratório responsável pela vacina e ainda conversou com a ministra da saúde, Nísia Trindade, e colocou Quintana à disposição, já que o município é um dos pioneiros, quando se trata de vacinação. "Vacinamos contra H1N1, contra a Covid e agora temos interesse na vacinação contra a dengue, pois o pós dengue é uma situação traumática".

Também em maio, Fernando Itapuã esteve no Consulado do Japão em São Paulo, onde se reuniu com Cônsul-Geral Kuwana Ryosuke e os senhores Kamatani Hiroyuki, Cônsul Adido Médico e Shishido Takashi, Cônsul do Setor Econômico além do ex-deputado Walter Ihoshi.

O Consulado auxiliou o município na intermediação de contatos com o laboratório Takeda, produtor da vacina contra a dengue e o prefeito também colocou Quintana à disposição para investimentos, troca de tecnologia e cultura.

O imunizante Qdenga, será indicado para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia e nesse primeiro momento deve focar a vacinação em público e regiões prioritárias.

Segundo a ministra da saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estuda a vacina há 20 anos e faz testes há 5, e o esquema vacinal deve ser composto por duas doses e a previsão é de que sejam entregues maios de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro.

Rodolfo M

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC