Polícia Campos Novos Paulista (SP)

Vereador de Campos Novos Paulista é preso suspeito de participar de furto de armas de grosso calibre no interior de SP

Por Portal NC

11/01/2024 às 09:02:09 - Atualizado há
O vereador de Campos Novos Paulista (SP) Alexandre dos Santos Soares (PL) é um dos quatro suspeitos presos por envolvimento no furto de armas de grosso calibre na cidade. A prisão ocorreu na última segunda-feira (8).

Conhecido como Xandão, o político foi preso preventivamente durante operação da Polícia Civil de Campos Novos Paulista, que contou com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Polícia Militar de Assis (SP). O crime ocorreu no dia 30 de dezembro de 2023.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo invadiu uma propriedade rural e furtou fuzis, revólveres, espingardas e munições. Ainda no local, os criminosos arrombaram um cofre e levaram diversas notas de dólares, pesos e euros. Também foram subtraídos outros pertences, como facas, televisão, lunetas, câmera de segurança e joias.

A vítima possui registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e apresentou documentação das armas furtadas, guia de tráfego especial e listou as munições subtraídas, contudo, não foram apresentadas notas das munições.

Após a identificação dos suspeitos, a Justiça expediu seis mandados de prisão temporária, sendo que quatro deles foram cumpridos na segunda-feira. Na operação, quatro homens foram presos, sendo dois de 34 anos, um de 39 anos e outro de 41. Outros dois suspeitos continuam foragidos.

O grupo pode responder pelos crimes de associação criminosa para crimes hediondos, furto qualificado pelo concurso de agentes, rompimento de obstáculo e uso de explosivos, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito e comércio ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas podem chegar a mais de 34 anos de prisão.

Reeleito em 2020
Com 161 dos 3.036 votos válidos, Alexandre dos Santos Soares se reelegeu a vereador nas Eleições de 2020. Ele foi o 4º candidato mais votado. Na época, Xandão declarou ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio declarado de R$ 142,5 mil.

Em nota, o Presidente da Câmara de Campos Novos Paulista, André Francisco Toppan Briganó (PL), afirmou que não recebeu informações oficiais sobre o desdobramento das investigações, mas que "a Mesa Diretora, assim como os demais vereadores, está empenhada em levantar informações do ocorrido, colaborando integralmente com as autoridades competentes".

O Presidente da Casa de Leis afirmou ainda que, "neste momento, é crucial aguardar o desenrolar das investigações, respeitar o princípio da presunção de inocência e reforçar o compromisso com a justiça, a ordem e a honestidade".
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC