Publicidade

São Paulo inicia vacinação contra dengue com Butantan-DV em profissionais de saúde

Estado aplica imunizante em dose única, eficaz contra os quatro sorotipos, com início em Botucatu e envio de 99 mil doses aos municípios


São Paulo inicia vacinação contra dengue com Butantan-DV em profissionais de saúde

O Governo de São Paulo deu início nesta segunda-feira (9) à campanha de vacinação contra a dengue usando a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização, em dose única, protege contra os quatro sorotipos do vírus e nesta primeira fase será aplicada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde nos 645 municípios do estado.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses para São Paulo, com previsão de imunizar cerca de 216 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de endemias. A campanha foi organizada pela Coordenadoria de Controle de Doenças, Centro de Vigilância Epidemiológica, Grupos de Vigilância Epidemiológica regionais, Cosems-SP e Ministério da Saúde, com treinamentos realizados para a equipe municipal.




A Butantan-DV representa avanço científico relevante, permitindo imunização rápida, simplificando logística e reduzindo custos. Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e pode reduzir casos graves de dengue.

Botucatu foi escolhida como cidade piloto para o estudo de impacto, devido à estrutura da rede de saúde e histórico de circulação do sorotipo DENV-3, com monitoramento técnico e científico durante a campanha.




Os ensaios clínicos da Butantan-DV demonstraram 74,7% de eficácia geral e 91,6% contra dengue grave em pessoas de 12 a 59 anos, com mais de 16 mil voluntários acompanhados entre 2016 e 2024. Reações adversas foram leves ou moderadas, como dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Estudos indicam que a dose única favorece maior cobertura vacinal.

O Instituto Butantan também iniciou recrutamento de voluntários de 60 a 79 anos para ampliar o público da vacina em ensaios no Rio Grande do Sul e Paraná.

Até 5 de fevereiro, São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito neste ano. Em 2025, foram 882.884 casos e 1.124 mortes, reforçando a necessidade da ampliação das estratégias de prevenção.








COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.