Justiça confirma cassação de Rosalina Costa e Pirajuí tem nova prefeita
Gerolice Caldeira assume o Executivo e promove exoneração de cargos comissionados.
À esquerda, prefeita Rosalina dos Santos (PL) e, direita, vice-prefeita Gerolice Lemos Caldeira (Podemos), de Pirajuí (SP) — Foto: Divulgação A prefeita Rosalina Sonia dos Santos Costa (PL) deixou oficialmente o comando da Prefeitura de Pirajuí nesta segunda-feira (12), após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que derrubou a liminar que garantia sua permanência no cargo.
Rosalina havia sido cassada pela Câmara Municipal em dezembro de 2025, em razão de investigações sobre possíveis irregularidades em contratos firmados entre a administração municipal e microempreendedores individuais (MEIs), a partir de denúncia apresentada por uma moradora da cidade. Posteriormente, ela retornou ao cargo por força de uma decisão liminar, agora revogada pela 7ª Câmara de Direito Público do TJ.
Com a confirmação da cassação, a vice-prefeita Gerolice Lemos Caldeira (Podemos) assumiu a Prefeitura nesta terça-feira (13). Uma de suas primeiras medidas foi a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, incluindo secretários municipais.
Em nota, a nova prefeita afirmou que a decisão faz parte de um processo de reorganização administrativa. Segundo ela, a medida busca garantir mais transparência, eficiência e clareza na gestão pública, ressaltando que nem todos os exonerados deixarão definitivamente a administração, já que a formação da nova equipe ocorrerá de forma gradual e criteriosa.
A defesa de Rosalina informou que respeita a decisão judicial, mas já prepara novo recurso com o objetivo de reverter o afastamento e buscar o retorno da ex-prefeita ao cargo.





COMENTÁRIOS