Prefeitura de Lins suspende aulas em cinco escolas por risco de rompimento de barragem
Medida preventiva foi adotada após monitoramento da Defesa Civil apontar possibilidade de alagamentos em áreas urbanas
A Prefeitura de Lins suspendeu as aulas em cinco escolas do município nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) como medida preventiva diante do risco de rompimento de uma barragem localizada em uma propriedade privada.
De acordo com a Defesa Civil, o monitoramento identificou volume elevado de água em represas que abastecem o Córrego Campestre. Em caso de falha estrutural, há possibilidade de alagamentos em regiões urbanas próximas aos cursos d’água.
Tiveram as atividades suspensas as escolas municipais de educação infantil Egilda e São Francisco de Assis (creche), além de três unidades particulares.
Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social, foi instalado um gabinete de crise e intensificado o monitoramento em tempo integral. Moradores e empresários que vivem nas proximidades do rio também foram comunicados sobre a situação.
Levantamento técnico apontou que cinco represas da propriedade armazenam mais de 80 milhões de litros de água, sendo que duas operam acima da capacidade. Em caso de rompimento, a estimativa é de que a água possa atingir a área urbana em um intervalo de sete a dez minutos.
Uma equipe especializada formada por técnicos da Defesa Civil do Estado, SP Águas e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deve realizar avaliação técnica para medir o risco real da estrutura.









COMENTÁRIOS