Publicidade

Polícia Penal apreende 62 kg de maconha, 417 celulares e até drone em presídios da região de Bauru

Balanço de 2025 mostra aumento nas tentativas de entrada de drogas e uso de novas estratégias para burlar a fiscalização nas unidades prisionais


Polícia Penal apreende 62 kg de maconha, 417 celulares e até drone em presídios da região de Bauru

A Polícia Penal do Estado de São Paulo divulgou o balanço das apreensões de materiais ilícitos registradas ao longo de 2025 nas unidades prisionais da região de Bauru. Drogas, celulares, bebidas alcoólicas artesanais, objetos perfurocortantes e até um drone foram interceptados antes de chegarem aos detentos.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as ocorrências variam conforme o regime das unidades. Nos presídios semiabertos, os flagrantes aconteceram principalmente no entorno das penitenciárias ou com presos que tentavam retornar do trabalho externo, estudo ou saídas temporárias portando objetos proibidos.



Já nas unidades de regime fechado, a maioria das apreensões envolveu visitantes. Os materiais eram escondidos junto ao corpo, ingeridos ou enviados em encomendas. A identificação ocorreu por meio de revista mecânica e escâner corporal.

O dado que mais chamou atenção foi o crescimento expressivo da maconha apreendida. Foram 62 quilos recolhidos neste ano — aumento de quase 68% em comparação com 2024, quando 37 quilos haviam sido interceptados.

Por outro lado, houve redução nas apreensões de cocaína, que caíram de 4,5 kg para 2,5 kg, e de crack, que passou de 438 gramas para 100 gramas. O número de celulares também diminuiu, mas segue alto: 417 aparelhos foram retirados de circulação.

Além das drogas e eletrônicos, os agentes encontraram 258 litros de bebida alcoólica artesanal produzida dentro das unidades, carregadores, chips telefônicos, pen drives, baterias, barras de ferro, facas improvisadas e um drone, indicando novas tentativas de arremesso aéreo de materiais para o interior dos presídios.

Segundo a Polícia Penal, as ações de fiscalização seguem reforçadas para impedir a entrada de objetos que possam comprometer a segurança das unidades e facilitar a prática de crimes.








COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.